Últimos assuntos
» ACONTECE NO TERREIRO DE UMBANDA!!!
Hoje à(s) 3:11 pm por João Gabriel Duarte

» Nome de Caboclo
Hoje à(s) 9:51 am por erci.filho

» Fitas Amarradas
Hoje à(s) 8:46 am por erci.filho

» Coca Cola e ere
Ter Out 28, 2014 8:18 am por claudia fusetto

» Como sair do terreiro?
Dom Out 26, 2014 9:45 pm por Fabiana

» A Umbanda no mundo
Dom Out 26, 2014 8:02 pm por Daniel A. Nascimento

» O branco, o virgem, o puro...
Dom Out 26, 2014 7:21 pm por Fábio Ribeiro

» Coca cola de exu
Dom Out 26, 2014 6:40 pm por claudia fusetto

» Sonhos e Umbanda
Sab Out 25, 2014 11:39 am por Tania Jandira

» Primeira incorporação, Exú ?
Sex Out 24, 2014 9:28 pm por Eri Andrade

» Cruzar a casa
Sex Out 24, 2014 2:08 pm por Carlos Camuzzi

» Um blog para pesquisas sobre a África e o Brasil
Sex Out 24, 2014 1:45 pm por Fabiana

» Consulta com entidade - ajuda pf
Sex Out 24, 2014 11:00 am por Tania Jandira

» Acender um charuto/cachimbo
Ter Out 21, 2014 6:27 am por DANIEL CORREA DE ARAUJO

» UMBANDA LIVRE É UM FÓRUM DE DEBATES E EXPOSIÇÕES DE IDÉIAS
Seg Out 20, 2014 8:33 pm por Nathalia Lione

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Furl  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de em seu site de social bookmarking

Salve Os Pretos e Pretas Velhas! Adorei as almas!

QUAL A FUNÇÃO DA DEFUMAÇÃO NA UMBANDA?

:: 

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

QUAL A FUNÇÃO DA DEFUMAÇÃO NA UMBANDA?

Mensagem por Tania Jandira em Qui Mar 15, 2012 7:07 pm

Olá manos e manas!
Gostaria que pudessemos prosear sobre a função da defumação na Umbanda.
Para que ela serve?
Como no seu Terreiro isso é realizado?
O que se usa no defumador?
Se quiserem também acrescentar e falar sobre esse elemento ritual presente em várias culturas, fiquem a vontade.
Bjs e axé!

Tania Jandira

Reputação: 122

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Re: QUAL A FUNÇÃO DA DEFUMAÇÃO NA UMBANDA?

Mensagem por luzia guerra em Qui Mar 15, 2012 8:04 pm

Olá maninha, em nossa casa defumamos tudo, tudo mesmo, do lado de fora, a tronqueira, o cruzeiro, casa de xangô, gongá, dentro da gira, cozinha, todos os médiuns, assistência e enquanto eu vou defumando vou pedindo que limpe, descarregue tudo, e atrás de mim vai um médium com um copo com água, que quando chegamos ao portão, viramos de costas e despachamos esta água no solo. Daí então temos o fogo (brasa de carvão), o ar (a fumaça do defumador), a água (copo que despachamos sobre a terra), a terra (que recebe a água despachada), fechando assim os 4 elementos da natureza. Usamos o defumador completo numa lata,rsrsrs. Abraços fraternos.

luzia guerra

Reputação: 3

Mensagem por Laércio em Sex Mar 16, 2012 9:48 am

Ola,

A defumação tem duas funções principais nos rituais de Umbanda.Limpeza e proteção.
quanto as propriedades delas, creio que é preciso ler os tópicos que Kambami está postando em blog especifico aqui do fórum.

O uso de queima de ervas, raizes e outros, não é de hoje e nem exclusivo a Umbanda. Em várias religiões e crenças existe.
há até uma piadinha famosa do juca chaves, da "bichinha" na igreja que fica reparando no "Modelito" do padre, até que ela sai correndo gritando "ammmmmmiga, sua bolsa está pegando fogo"...(o turíbulo).
Se não me engano , em tribos indígenas norte americanas há até hoje o rito da fumaça, a qual o indivíduo fica dentro de uma oca/barraca e sobre pedras quentes são jogadas ervas, como em uma sauna.As pessoas ficam ali durantes horas ou até dias sob a influência da fumaça.
Os turistas se esbaldam e pagam verdadeiras fortunas para "xamãs" fazerem o rito.

Voltando a umbanda, as ervas mais comuns é o incenso, benjoim, alfazema, mirra, além de ervas secas que podem ser compradas em casas do ramo ou colhidas na natureza e deixadas para serem secas.Folhas de árvores são usadas, como a laranjeira, o eucalipto, entre outras.
casca de alho, de cebola com pó de café segundo a crença tem uma grande eficácia na limpeza de casas.

Existem ainda aqueles saquinhos de defumação com misturas prontas, que basta acender e a fumaça se faz.
Eu prefiro a velha lata de neston furada, com carvão em brasa e as ervas sendo despejadas com a mão sobre elas.

A nossa defumação, de nosso terreiro é preparada todo mês pelas entidades "caboclos", sendo depois "cruzada" pelos pretos velhos com pó de pemba e deixada repousar 7 dias em ambiente aberto antes de ir a cumbuca que fica sobre o congá.
Nesta mistura vai "flecheira","alfazema", "benjoim",guiné, arruda,folhas de arvores, cravo, eucalipto, espada de ogum macho e fêmea entre outras que me fogem a memória.( por isso escrevo nos vidros..kkk) .

A defumação é a primeira coisa na abertura de nosso rito, entoando "corre gira pai ogum...".."defumá, defumá, e o mal vai levando"....."ê pai oxossi, dai-me licença para defumá..."..."defuma com as ervas da jurema, defuma com arruda e guiné..."

primeiro defumo o congá, cruzo o terreiro,e na sequencia o povo da casa...por ultimo a mim...e a pessoa que pega por ultimo, defuma a assistência e depois deixa do lado de fora, ao lado da porta, não só pelo aspecto ritual de "proteção" da porta, mas pela "fumaçeira" que faz....

se alguêm chega atrasado, só entra depois da defumação.

Há casos em que se pede que seja acesso de novo, para algum trabalho especifico.

Abraços cordiais

Laércio
Admin

Reputação: 181

http://umbandalivre.forumeiros.com

Mensagem por Antonio Carlos Bordin em Seg Mar 19, 2012 10:01 am

Vou falar da defumação que é feita durante os trabalhos. Temos 3 pontos de firmeza nesse caso. Um dentro do terreiro e dois logo na entrada (um corredor). Baiano Calunga disse que a defumação precisa ser feita de forma continuada até o final da gira porque a defumação, entre outras coisas, ajuda a causar um efeito interessante.
Muitos consulentes chegam acompanhados por espíritos, alguns dos quais desejam fazer mal a essa pessoa ou prejudicar o trabalho. No entanto, a defumação faz com que o consulente e o espírito pareçam estar juntos, mas na verdade não estão. O espírito se ilude achando que está junto daquele que está obsediando, quando na verdade já está separado. Então, na hora do atendimento, este é encaminhado para o descarrego.
Como temos dificuldades de trazer defumadores do Brasil, nós fazemos nosso próprio. Pegamos as ervas usadas (arruda, alecrim, casca de alho e outras que não lembro agora), deixamos secar, trituramos até ficar em pedaços bem pequenos. Então é feita uma massa que tem uma cola à base de maisena (a cola que se usava para fazer pipas antigamente). Daí é feito o ''tablete'' em forma triangular. No início eram em formato maior e mais consistentes, tanto é que cada um levava 1h30 para queimar. Hoje fazemos em formatos menores. Após dado o formato, precisa secar. Então estará pronto para o uso.
Para queimar este defumador usamos maçarico, o mesmo usado para preparar o carvão de ignição (carvão mineral usado para manter o fogo em churrascos, já que mantém a brasa por longo tempo). Além deste formato de defumador tablet, temos as ervas apenas trituradas, usadas na defumação da casa antes dos trabalhos iniciarem e logo no início da gira.
Nas giras de atendimento fazemos algo parecido com o que o Láercio citou. Todos estão com suas guias nas mãos (exceto a de Oxalá). 4 médiuns pegam os potes (turíbulo) com as ervas já queimando no carvão. Defumam os demais médiuns e estes ficam por último. Defumamos primeiro as guias da pessoa, que segura à frente do corpo, em seguida defumamos a frente e a parte de trás de cada um. Eu defumo a consulência e uma sala onde as crianças serão atendidas. Uma companheira defuma o congá, o dirigente e a curimba também. E há outro que vai a uma outra sala, onde um ou dois médiuns cuidam das crianças que irão tomar passe.
Costumo chegar bem antes dos demais e faço a defumação em todos os ambientes da casa. Vou terminar na entrada, junto da tronqueira, onde deixo o pote com o defumador ainda queimando, e peço aos Exus que possam fazer o descarrego.

Antonio Carlos Bordin

Reputação: 0

Mensagem por Convidad em Seg Mar 19, 2012 12:00 pm

Olá pessoal, bom dia !!!

Vamos ao meu entendimento Laughing .

A defumação na Umbanda serve, entre outras coisas que me fogem a memória agora, para :

1. Limpeza espiritual de ambientes, de pessoas, animais e objetos;

2. Invocação de espíritos;

3. Louvores ao SAGRADO.

É usado para tais fins o turíbulo (uso a latinha do Laércio, rsrsrs) , carvão, água, ervas e qualquer meio que se faça o fogo.

Os ingredientes (ervas) variam de acordo com o sentido que se quer dar a defumação. As mais usadas são o incenso, bejoim, alecrim, alfazema, mirra, casca de alho, pó de café, louro, assa-fétida, dentre outras. As misturas prontas , vendidas pelo comércio, não devemos usar pois não sabemos o que as compõem.

O ritual de defumação varia de casa para casa. O importante é defumar os espaços sagrados e as pessoas.

O sentido da defumação é importante pois tem fundamento. Quando quero dar um sentido de limpeza fazemos começando pela saída e para adeentrar forças positivas como saúde, felicidade, prosperidade começo pela entrada.

No terreiro quem defuma deve ser o seu dirigente ou pessoas com firmeza designadas para tal função. Costumo dizer que após a defumação devem ser fechadas as portas para facilitar os trabalhos dos guias e impedir o acesso de pessoas carregadas. Além de ser uma norma importante dá organização ao trabalho e evita que a gira nunca acabe. Outras casas mantém as portas abertas mas tem pessoal encarregado de fazer a defumação.

Em nossa residencia podemos também defumar pois espíritos ignorantes estão em qualquer lugar. Nesse caso , sabendo fazer o ritual, não há impecílios.

O assunto é vasto.

Abraços fraternos.

Convidad
Convidado

Mensagem por Tania Jandira em Seg Mar 19, 2012 2:21 pm

Olá manos e manas!

Eu entendo que a defumação é uma prática ritual presente em várias religiões, é um dos usos dos mais antigos a que se tem conhecimento. Se usa em cultos cristãos,
cultos chamados pagãos, cultos indianos, entre nossos indígenas, etc.

Alguns chamam de “fumigação”.

O objetivo seria o de purificar o ar e destruir a influência de pessoas, coisas, acontecimentos ou inundar o ambiente com um tipo de energia particular.

Podemos lembrar que os cristãos citam que os três Reis Magos presentearam Jesus, com Incenso, Mirra e Benjoim. Essências vegetais usadas há muito tempo e que continuam sendo usadas por várias religiões, que muitos na Umbanda chamam de “ defumador de igreja”.

O Incenso é uma resina ( goma) extraído de uma árvore – Boswellia Carteri, originária da Ásia e África.
A Mirra é extraída da árvore Commi-phora Molmol, nativa da África, médio Oriente e índia. Popularmente se conhece como capaz de atrair bons espíritos.
O Benjoim é também uma resina, extraída uma árvore chamada Benjuzeiro, originária da Ásia, que popularmente se conhece como capaz de purificar o ambiente, destruindo fluídos negativos presentes neles.

Para não ficar muito extenso, depois volto dizendo como defumamos e com o que nosso Terreiro.

Bjs e axé!

Tania Jandira

Mensagem por Leonardo Obatalá em Seg Mar 19, 2012 4:05 pm

luzia guerra escreveu:Olá maninha, em nossa casa defumamos tudo, tudo mesmo, do lado de fora, a tronqueira, o cruzeiro, casa de xangô, gongá, dentro da gira, cozinha, todos os médiuns, assistência e enquanto eu vou defumando vou pedindo que limpe, descarregue tudo, e atrás de mim vai um médium com um copo com água, que quando chegamos ao portão, viramos de costas e despachamos esta água no solo. Daí então temos o fogo (brasa de carvão), o ar (a fumaça do defumador), a água (copo que despachamos sobre a terra), a terra (que recebe a água despachada), fechando assim os 4 elementos da natureza. Usamos o defumador completo numa lata,rsrsrs. Abraços fraternos.
Luzia adorei esta citação detalhada da prática de defumação na sua casa, estão de parabéns pelo carinho e detalhação a um ritual tão importante! abraços

Leonardo Obatalá

Reputação: 5

http://www.umbandamagia.blogspot.com

Mensagem por sandra maria figueiredo em Seg Abr 30, 2012 3:02 pm

Ola! Manos e manas.

A defumação na minha casa é feita basicamente de incenso, mirra e bejoim.

Qualquer outro elemento eu defino momentos antes do início da sessão.

Costumo decidir pela gira, pelo que sinto necessário conforme a andamento do Ossé que na minha casa é feito no mesmo dia da gira.

O que significa a defumação para mim, é a abertura dos trabalhos espirituais e suas finalidades.

Considero a defumação um portal, que se abre para a limpeza astral e equilibrio da matéria com o espiritual.

Antes do início dos trabalhos, nós temos um fogareiro aceso no corredor da entrada.

Todos que passam, recebem a fumaça preparada para o descarrego.

Acrescentada de casca de alho, aroeira e patcholy.

Minutos antes do início dos trabalhos, tenho um cambono preparado para a defumação da casa como um todo e das pessoas que irão participar da gira. (médiuns e consulentes).

O cambono me apresenta a brasa e trás consigo um copo com água.

Eu então acerscento o que por intuição acho necessário.

As vezes pétalas de rosas secas, outras vêzes pelegum seco.

Posso optar por acôco, café e açúcar e cêra de abelhas. Que são elementos de atração de dinheiro, saúde e prosperidade como um todo.

Como também posso por arruda, alho, cebola ou canfôra essa última é necessário saber usar. Que são elementos de dissipação de energias pesadas ou contrárias a gira que irá iniciar.

Nas giras a defumação é sempre de fora para dentro. Primeiro os Exús e a invicação de sua proteção pelo cambono.

Depois que todas as seguranças da casa foram defumadas é a vez dos médiuns, dando início por mim.

Que verbalizo minha responsabilidade pelo cambono nessa tarefa e por toda a gira.

Os demais médiuns ao serem defumados, vão para seus lugares na roda.

O cambono termina a defumação no terreiro defumando o Congá e por último passa por toda a assistência.

Esse defumador vai para a porta da rua e fica até o término da gira, caso apareça um retardatário é necessário que se defume antes de entrar.

Toda essa preparação é imperceptivél aos olhos dos consulentes.

A assistência só percebe a fumaça e a importância dela pela postura do cambono.

Procuro passar para a assistência, só um ambiente alegre e descontraido, subitraindo o peso das reponsabilidades provenientes das preparações da gira.

Abraços.

sandra maria figueiredo

Reputação: 14

Mensagem por Edigar Limeira em Seg Out 01, 2012 3:09 pm

Defumação para mim é um dos rituais mais importantes.
No meu caso específico, defumação é como um "on/off" para a incorporação das minhas entidades.
Durante a defumação, a sensação é realmente física e inexplicável. Onde realmente estou aberto para o início dos trabalhos espirituais.
Em casa faço defumações mensais para limpeza e descarrego.
Uso, gosto e conheço os mais variados tipos de ervas na composição das minhas defumações sempre com objetivos específicos.

Edigar Limeira

Reputação: 1

Mensagem por Tania Jandira em Ter Out 02, 2012 1:50 pm

Olá mano Edigar!
Se quiser se estender mais sobre a defumação, tanto sobre a sua sensação física, como as defumações mensais que faz ou sobre as ervas que utiliza e seus fins, fique á vontade.... é sempre bom trocarmos e aprendermos um pouco mais.
Abraços e axé!

Tania Jandira

Mensagem por Edigar Limeira em Ter Out 02, 2012 2:40 pm

Uma "genérica" que sempre uso é muito boa para harmonização do ambiente é a defumação com Sálvia.
Coisa simples, rápida, barata e extremamente eficiente.
Sálvia e fogo.
A Sálvia se consome muito facilmente. Não é necessário carvão.
Faço minhas preces e evocações e "fogo na sálvia"..rs.. cheiro suave, repousante e com ótimos resultados.
Recomendo.

Edigar Limeira

Reputação: 1

Mensagem por Convidado em Ter Out 02, 2012 10:08 pm

Olha estou lendo a conversa de vocês e me fez lembrar de um antigo artigo que escrevi.

Descrevi em um estudo sobre o uso do CACHIMBO e a sua função e representação muito similar se não a mesma da cabaça e coloquei o artigo como O CACHIMBO DA EXISTENCIA (por Kambami) para dar uma sacaniada mesmo, rsssssssssssssss.

Vou ver se encontro o mesmo pois é até interessante para alguém mais desenvolver tal tema.

Por que nomeei Cachimbo da Existencia?
Pois percebi no mesmo os mesmos simbolos da cabaça tendo sua parte masculina e feminina bem destacadas, tendo sua representatividade inclusive na gestação, nesse caso a (fumaça), que seria nada menos que a concepção da união de funções entre as duas partes importantes, copo e haste, onde o copo seria o útero e a haste o falo.

Usando-se nessa concepção o produto da mãe Terra como a semente plantada e usando nela mesmo usado para dar início a vida (fogo), obtemos a essencia (fumaça) que simplesmente sobe ao Orun/Duilo, levando as súplicas ou simplesmente espalhando, limpando, imantando ou envolvendo o desejo esperado.

Vou procurar o artigo e trago ao espaço para apreciação.

Abraços e axé!

Convidado
Convidado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

:: 

Permissão deste fórum: