Últimos assuntos
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Furl  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de em seu site de social bookmarking

Ogun
" />

QUAL A FUNÇÃO DAS ERVAS NA UMBANDA?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

QUAL A FUNÇÃO DAS ERVAS NA UMBANDA?

Mensagem por Tania Jandira em Qui Mar 15, 2012 8:12 pm

Olá manos e manas!
Eu gostaria de saber de vocês como entendem a função das ervas na Umbanda?
Em que são utilizadas e como.
Como também quais são as principais ervas usadas no Terreiro de vocês.
Abraços e axé!

Tania Jandira

Reputação: 105

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Re: QUAL A FUNÇÃO DAS ERVAS NA UMBANDA?

Mensagem por luzia guerra em Qui Mar 15, 2012 8:56 pm

Olá amada mana Tania, em nossa casa usamos as ervas para proteção, limpeza e energização. Usamos para entrar de preceito. Usamos as ervas que fazem parte da nossa coroa para um fortalecimento. Os PV usam e misturam conforme os problemas e necessidades. Existem as ervas que fazem parte do banho do pré-médium (em desenvolvimento) que deverão ser usadas durantes todo o período desenvolvedor. Usamos 21 ervas para a feitura do amaci. Sempre as usamos frescas, viçosas, nunca as fervemos. Usamos nos assentamentos. Usamos para enfeitar o gongá e a casa. Vc não acha que um lindo arranjo de mangericão, de arruda, guiné ou outras ervas fica bonito? E no final da sessão distribuir para que os filhos tomem um bom banho? Axé mana e muiiiito beijussss!

luzia guerra

Reputação: 3

Mensagem por Jairton de Souza em Qui Mar 15, 2012 9:43 pm

As plantas são seres vivos que concentram uma imensa quantidade de sais minerais, vitaminas, oleos naturais que atuam no fisiologismo(organismo) humano quando ingeridos, por tais motivos diversas vezes as entidades indicam uso do consumo de determinadas ervas, frutos e legumes para prevenção ou ate cura de alguns males organicos do ser humano .

Alem das propriedades fisicas, as plantas também possuem uma energia , seu axé que estão ligados as reinos sagrados, aos orixás, assim sendo são utilizadas para banhos de descarrego, banhos de preparação e demais banhos ritualisticos e especificos para mediuns, sendo utilizadas também em forma de defumação onde alem dos elementos vegetais temos na composição o metal de Ogun(defumador), fogo de Xango(brasa), os ventos de Iansa(fumaça), as aguas de Oxum, Oba, Nanã e Iemanja(lembrando que iemanja e referente a rio, somente no Brasil e considerada rainha do mar) e a terra de Omulu, compondo assim uma energia magica extremamente forte juntamente com as rezas e cantigos para o efeito a qual foi destinado , proteção, imantação, cura, afastamento de energias negativas, etc .

Jairton de Souza

Reputação: 19

http://www.mundomitologia.xpg.com.br

Mensagem por José Roberto em Qua Mar 21, 2012 9:12 am

Saudações a todos

Sem Exú não se faz nada, sem ervas se faz quase nada...

Ervas são essenciais, são utilizadas em todos os rituais, estão presentes na rotina diária do umbandista.
Utilizamos ervas em banhos, defumações, deitamos sobre ervas, andamos sobre ervas, nos batizamos com ervas, bebemos ervas, limpamos com ervas, varremos com ervas...
A pratica ritualística que as envolve é tão ampla havendo ritual até para se colher as ervas, dificilmente todos os rituais as envolvendo serão lembrados por mim neste momento.

Cada Orixá tem suas ervas, mas é Ossanhe o dono de todas as ervas, de todas as folhas... Pena que na maioria dos Terreiros de Umbanda este importante Orixá não é cultuado e passam a meu pai Oxossi tal atribuição.
Ervas são a vida verde ofertadas em sacrifício.

José Roberto

Reputação: 187

Mensagem por sandra maria figueiredo em Qui Mar 22, 2012 12:25 am

Ola! mana.

As ervas detém grande quantidade de Axé (Energia mágica-universal, sagrada) e quando bem combinadas entre si, detém forte poder de limpeza da aura e produzem energia positiva.

abraços.

sandra maria figueiredo

Reputação: 14

Mensagem por Laércio em Sex Mar 23, 2012 3:31 pm

Ola mana,

bem, como já citado, as ervas é um dos fundamentos mater da Umbanda.Porém, talvez em grandes centros esteja um tanto restrito este uso, pelo espaço de cultivo, moradia etc.

Mano Kambami no meu blog e aqui tem trazido a baila algumas ervas, as quais acredito ele tem tido muito cuidado na postagem.

Ervas e "curandeirismo", na acepção "criminal" são palavras que estão muito ligadas, pois todo cuidado é pouco.São dois tópicos amarrados entre si.

Médiuns mal preparados ou auto-induzidos pela literatura, acabam durante a incorporação "passando a frente" e as vezes ministrando misturas e garrafadas sem o mínimo de contextualização , sem o saber, e os resultados podem ser trágicos.Erva de santa maria, em porcentagem mínima é ótimo vermifugo.Em doses maiores, é veneno.

Todo cuidado é pouco e até com banhos e amacis é preciso ter o saber, pois há pessoas alérgicas quanto ao uso, e os danos podem ser permanentes.

Obvio que temos algumas ervas básicas,capim cidreira, hortelã, boldo, mentruz, alecrim, guiné, arruda, que são de uso comum e raramente causam danos.
Por isso, nesta questão de ervas, quando der "branco", se a conexão cair, vai de vela e ponto riscado...animismo? mistificação? embuste?

é preferível em um caso o qual não tem certeza fazer aquele velho receituário "vai com deus que papai do céu vai lhe cuidar", do que receitar algo que pode vir a causar danos sem volta.

Abraços cordiais

Laércio
Admin

Reputação: 144

http://umbandalivre.forumeiros.com

Mensagem por Tania Jandira em Sab Mar 24, 2012 12:22 am

Olá Mano Laércio!
Eu entendo seus cuidados, mas aqui também trazemos informação, como você fala do mano Kambami. Vai o link para quem ainda não foi ao blog daqui.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Mesmo sabendo que nada é melhor do que o manuseio constante com as ervas, e a orientação de um curador tradicional para se ir aprendendo um pouco desse axé.

Entendo que a questão que você coloca como curanderismo - uma receita dada com falha de comunicação-, tem mais a ver com a ética de nós como médiuns, em respeito ao outro que vai em busca de ajuda dos guias....

Acho que é importante relacionar ao tópico de curanderismo também, para sabermos que as plantas medicinais dos povos tradicionais hoje são comércio, divisa. Que a medicina tradicional é ainda o que há para grande parcela da população de alguns países. Que médicos tradicionais tem estatuto, registro legalizado, que a China hoje é um grande ator nesse cenário de medicina tradicional. Compra, vende produtos, tem sua medicina incorporado aos sitema público de vários países..........e como o Brasil entende o que é para o nosso país a medicina tradicional e o curanderismo.
Estamos também debatendo isso aqui.

Penso que é sempre bom despertar e falarmos das folhas na Umbanda. Folhas que limpam nosso ar de gás carbônico, folhas que permitem que nós respiremos... sem folha não tem sonho, sem folha tem vida, sem folha não tem nada...
Bjs e axé!

Tania Jandira

Mensagem por Laércio em Ter Mar 27, 2012 9:54 am

Tania Jandira escreveu:Olá Mano Laércio!
... sem folha não tem sonho, sem folha tem vida, sem folha não tem nada...

Ola mana,
"sem folha não tem Orixá"...parece que já ouvimos isto, não?

Veja como um assunto puxa o outro.Vc citou a folha, metabolizando a atmosfera,consequentemente as árvores refrescando nossas cidades (orvalho), dando sombra, frutos, medicina, madeira ,...
Um dos paradigmas da Umbanda é a educação ambiental.Estamos realmente contribuindo com a preservação?

quanto aos estudos de Kambami, estamos fazendo uma parceria: ele entra com o conhecimento e eu com a caixa dágua.Iremos fazer um "lava-rápido"..amaci express"...

abraços!

Laércio
Admin

Reputação: 144

http://umbandalivre.forumeiros.com

Mensagem por convidad em Ter Mar 27, 2012 11:03 am

Olá manos e manas!

Sim! de fato é uma paixão minha tentar decifrar o segredo das mesmas.

Vejo nelas algo que é quase ignorado em muitos pois a temos como seres menos evoluidos que nós pela simples ignorancia não as entendemos, mas pontuemos algumas coisas.

- São independente e fabricam seu próprio alimento (verdadeiros laboratórios, "usinas" auto sustentáveis).

- Comunicam-se não só entre si mesmas mas também com vários outros tipos de seres.(Vide formas de atrair para si animais e insetos por feromônios para suas polimerização)

- São mantenedoras do equilíbrio planetário.(Realizam a troca de gases como de minerais ao Palneta)

- Suas funções sociais e químicas corrompem-se dependedo de sua visinhança.(Vide plantas de reflorestamento artificial ou de plantações diferentes pelo homem em seus habitates naturais)

- Tem facilidade em se auto transformarem evitando com isso sua extinção em estado normal.(vide plantas australianas que antes eram sem veneno e desenvolveram o mesmo pela invasão de animais diferentes ao seu habitat)

- Executam a todo momento táticas de guerras invejavies a nós seres ditos inteligentes. (Vide funções de sufocamento, produção de enzimas e superação de transporte)

- Executam com perfeição o mimetismo. (Fazem-se muitas vezes parecerem a grossos olhares serem outra)

Enfim é um estudo difícil, cansativo, de certa forma perigoso aos que verificam suas substâncias no provamento sejam nas funções alimentícias ou mesmo medicinais.

É algo que sempre quando falarmos devemos deixar claro seus perigos, pois sabemos que a diferença entre veneno e remédio está apenas na dosagem ou mesmo no equívoco de seu uso.

Abraços e axé!

convidad

Reputação: 48

Mensagem por Tania Jandira em Qui Mar 29, 2012 8:37 pm

Olá manos!
Eu cresci andando com meus pais em caminhadas que fazíamos juntos, aprendendo sobre folhas. Mamãe sempre foi mais forte em relação as questões medicinais e Papai as espirituais.
Jovem ainda, optei por meu tratamento em saúde pela homeopatia, onde procuro meu equilíbrio físico, mental e emocional. Com meu homeopata troco também " figurinhas".
Na década de 80 trabalhei com um pessoal de " saúde popular" que atuava tentado que a fitoterapia fosse reconhecida no SUS... e aí mais aprendizagem sobre folhas.
E na década de 90 aprendi sobre Florais e uso também pra meu equilíbrio e dos que me procuram.
Penso que o estudo penso deve ser constante.

No Terreiro, vou aprendendo com os trabalhos e com os Guias. É muito interessante para quem quiser aprender. Não há receita de bolo. Para filhas de Oxum, se acham necessário nem sempre é o mesmo banho, por exemplo e quando falam de remédios sempre falam a dosagem... um copo ou um litro de água, X folhas.....

Também lá no Terreiro o que aprendi é que cada um de nós deveria saber um mínimo de SOS. Quando fosse necessário, quando o médium achar que precisa por algum motivo, pode recorrer a um SOS ... e para isso precisar saber o mínimo... as folhas de seu Orí, o que não se põe na cabeça, o que limpa, o que restaura... com o SOS podemos nos auxiliar até que se tenha uma Gira para consulta ou se possa falar com o zelador(a).

Talvez por gostar tanto das folhas é que sempre insisto em conhecermos mais sobre elas...

Abraços e axé!

Tania Jandira

Mensagem por Felipe Nazario em Dom Abr 15, 2012 7:20 pm

Olá manos e manas Saravá!

Vou dar meus pitacos...

Bom dentro do que eu estou estudando, a utilização das ervas na Umbanda são muitas, no entanto são mais exploradas nas atividades de: Descarrego; Cura e Proteção.

Descarrego: Existem ervas que seja na defumação ou na maceração para banho são muito utilizadas para banho... Máculas como olho grande e obsessão são solucionadas com banho de arruda. Algumas casas orientam comprar um galho, outras folhas secas, outras em pó. Em minha pesquisa, identifiquei a necessidade de saber em que circunstâncias as mesmas foram acolhidas.

Cura: Existem ervas que utilizamos na Umbanda, que já é adotada na fitoterapia, que é o caso da Aroeira. Quem já teve algum problema de dor nas pernas, pode ter recebido a orientação de fazer compressa de aroeira.

Proteção: Existem casas que afirmam que determinadas plantas auxiliam na proteção da casa e por sua vez do consumidor. Dentre elas temos a espada de São Jorge. Existem também estudo que apontam a planta como incapazes de atuar de forma independente, ou seja, seu uso como agentes dependem da manipulação de um médium. Eu pesquisando cheguei a Iroco, umas das primeiras divindades cultuadas na Terra. Sei pouco, mas, existem culto de nação que presto reverência a este Orixa.

Em povos Indígenas a articulação dos nativos com as árvores como seres conscientes também. Mas ainda estou em pesquisa e não posso aprofundar...

Obs: Um amigo que me ajuda em minha pesquisa de erva apontou uma situação interessante...

Mesmo que uma erva seja relacionada como pertencente a um Orixá, todas que estão em uma encruzilhada automaticamente pertencem a Exu.

AXÉ!!![b]

Felipe Nazario

Reputação: 10

Mensagem por patriciaborba em Sex Maio 25, 2012 5:49 pm

Amo ervas.
E já tomei muito banho por conta própria, até ouvir um relato que me deixou cautelosa, onde uma médium para ir a um enterro resolveu tomar um banho de arruda por conta própria, nossa, ela parou no hospital, não me aprofundei na historia, mas fiquei curiosa, e ressabiada.
Banho só a pedido dos guias. Salvo de Rosas brancas que tomo antes de ir para o terreiro.

patriciaborba

Mensagem por Felipe Nazario em Sex Maio 25, 2012 7:00 pm

patriciaborba escreveu:Amo ervas.
E já tomei muito banho por conta própria, até ouvir um relato que me deixou cautelosa, onde uma médium para ir a um enterro resolveu tomar um banho de arruda por conta própria, nossa, ela parou no hospital, não me aprofundei na historia, mas fiquei curiosa, e ressabiada.
Banho só a pedido dos guias. Salvo de Rosas brancas que tomo antes de ir para o terreiro.

Olá mana, td bem?

Olha sou um aluno em termos de ervas e segundo meus estudos é interessante sim tomar banhos conforme a orientação dos nossos guias.

Existem ervas para todo tipo de propósito e conforme a articulação das mesmas, o resultado pode sair pela culatra...

Com relação a tomar banho para ir ao cemitério, não conheço este tipo de recomendação, mas, não conhecer não significa não existir.

Com tudo sugiro colher as ervas sejam elas qual for, pedindo licença e se vc não for filha de exu, tome banho das ervas dele somente se te recomendarem.

Obs: Cada Orixá possui suas ervas... algumas pertencem a mais de um e todas Ossaim. Também é bom ter prudência em não colher ervas que foram plantaras ou germinadas em encruzilhadas, pois todas elas estão com a energia de Exu e precisam ter um trato diferenciado, dependendo da pessoa nem é recomendado banhar-se com estas ervas... Infelizmente a resposta que tenho para esta questão ainda não é consistente, mas, a que tenho é: A energia imantada nestas ervas, podem prejudicar o médium que não é filho de Exu.

Ai vem a questão... sou Umbandista e não nela não há Exu Orixá. Dependendo da Umbanda ele é cultuado sim e ser filho de Orixá não está restrito ao tipo de culto a Orixa...

Os motivos que levaram sua amiga a passar mal eu não sei, mas, por prudência siga a orientação de seus guias.

AXÉ

Felipe Nazario

Mensagem por Tania Jandira em Dom Maio 27, 2012 3:28 pm

Olá manos e manas!

Bem, eu aprendi no meu Terreiro "SOS" de ervas, rsss!

Conheço ervas do meu ori, conheço ervas de limpeza, conheço ervas de entidades, ervas de orixás, as que acalmam, que relaxam, etc.
Por que nosso antigo zelador nos ensinou isso? Por que entendia que as ervas podem ter várias finalidades e podemos tomar banhos sempre, para nos equilibrar, inclusive emocionalmente.

O que ele nos ensinou é que para fins específicos os Guias nos orientam, mas entre uma sessão e outra, caso achassemos que estivessemos com algum desequilíbrio podiamos contatá-lo ou usar o nosso SOS e depois falar com ele.

Há um risco na autonomia, em vôos solos sim... mas aprendi que o médium precisa ir buscando sua autonomia e aprender a usar o que lhe é passado, se é que é passado... e mesmo com erros, se pode aprender se a pessoa puder conversar com o responsável pela casa e com o erro aprender.

Quanto a ervas de Exú.... acho que precisamos desmitisficar um pouco sobre essa força. As ervas de Exú são usadas para fins determinados e o não uso com essa finalidade é que pode complicar, como de resto qualquer erva, não por que são ervas de Exú. Afinal essa força é do bem, é caminho, ela não prejudica em si a qualquer pessoa, só por que é de Exú.

Uma vez li uma coisa que me fez pensar... que na África todos põem oferendas nas encruzilhadas para Exú, para os caminhos e assim, esse local estava permanentemente sendo imantando por todos, para os caminhos de todos. Assim como numa catedral católica várias pessoas vão para pedir algo ao santo patrono da Igreja e assim imantam esse local com essa força.

Então, fiquei pensando no que o mano Felipe falou das ervas de Exú que estão nas encruzilhadas... cada erva que ali cresceu deve ter uma finalidade. Algumas podem ter a função de absorver as negatividades das pessoas, outras para dissipar energias densas do local, outras para trazer o Axé, a força de Exú para aquele local... então, o problema talvez seja do desconhecimento da erva que se usa e sua finalidade, e não por que ela é de Exú ou por que está na encruzilhada... só pensando... e pedindo um pouco mais de aprendizado aos que sabem mais do que eu.

Abração e axé!

Tania Jandira

Mensagem por Felipe Nazario em Dom Maio 27, 2012 4:54 pm

Tania Jandira escreveu:Olá manos e manas!

Bem, eu aprendi no meu Terreiro "SOS" de ervas, rsss!

Conheço ervas do meu ori, conheço ervas de limpeza, conheço ervas de entidades, ervas de orixás, as que acalmam, que relaxam, etc.
Por que nosso antigo zelador nos ensinou isso? Por que entendia que as ervas podem ter várias finalidades e podemos tomar banhos sempre, para nos equilibrar, inclusive emocionalmente.

O que ele nos ensinou é que para fins específicos os Guias nos orientam, mas entre uma sessão e outra, caso achassemos que estivessemos com algum desequilíbrio podiamos contatá-lo ou usar o nosso SOS e depois falar com ele.

Há um risco na autonomia, em vôos solos sim... mas aprendi que o médium precisa ir buscando sua autonomia e aprender a usar o que lhe é passado, se é que é passado... e mesmo com erros, se pode aprender se a pessoa puder conversar com o responsável pela casa e com o erro aprender.

Quanto a ervas de Exú.... acho que precisamos desmitisficar um pouco sobre essa força. As ervas de Exú são usadas para fins determinados e o não uso com essa finalidade é que pode complicar, como de resto qualquer erva, não por que são ervas de Exú. Afinal essa força é do bem, é caminho, ela não prejudica em si a qualquer pessoa, só por que é de Exú.

Uma vez li uma coisa que me fez pensar... que na África todos põem oferendas nas encruzilhadas para Exú, para os caminhos e assim, esse local estava permanentemente sendo imantando por todos, para os caminhos de todos. Assim como numa catedral católica várias pessoas vão para pedir algo ao santo patrono da Igreja e assim imantam esse local com essa força.

Então, fiquei pensando no que o mano Felipe falou das ervas de Exú que estão nas encruzilhadas... cada erva que ali cresceu deve ter uma finalidade. Algumas podem ter a função de absorver as negatividades das pessoas, outras para dissipar energias densas do local, outras para trazer o Axé, a força de Exú para aquele local... então, o problema talvez seja do desconhecimento da erva que se usa e sua finalidade, e não por que ela é de Exú ou por que está na encruzilhada... só pensando... e pedindo um pouco mais de aprendizado aos que sabem mais do que eu.

Abração e axé!

Olá maninha...

De fato a respota que tenho não me satisfaz, pelo fato de hoje eu ter uma outra visão de Exu, seja na Umbanda ou na Nação...

O seu pensamento: "cada erva que ali cresceu deve ter uma finalidade. Algumas podem ter a função de absorver as negatividades das pessoas, outras para dissipar energias densas do local, outras para trazer o Axé, a força de Exú para aquele local... então, o problema talvez seja do desconhecimento da erva que se usa e sua finalidade, e não por que ela é de Exú ou por que está na encruzilhada... "

Estou pensando em adotá-lo é mais razoável...

Obs: Existem rezas para colher as ervas ou simplesmente colher cascas de ervas...

No video a seguir há uma demonstração com rezas católicas que foram incorporadas a pajelança:

Felipe Nazario

Mensagem por luzia guerra em Dom Maio 27, 2012 5:23 pm

Olá manos, eu costumo orientar e ensinar bom os meus filhos, porque um descuido na mistura de ervas pode ser prejudicial. Em primeiro lugar dou aulas práticas, de como colhê-las pedindo sempre licença à Ossain (dono das folhas) e aos Orixás donos das ervas. É necessário se conhecer bem as ervas, pois existem qualidade que são tão parecidas que chegam a enganar e é aí que mora o perigo. Em nossa casa não se mistura erva de Caboclo e Ogum num mesmo banho, a não ser que seja recomendado por alguma Entidade. Eu mesma tenho os dois coroados em minha banda e às vezes preciso pedir licença para usá-las no mesmo banho. Quanto à ervas de Exu, somente os filhos já Faca e Fogo podem usá-las a não ser que a Doutrinadora da casa solicite o uso delas. Todo médium deve saber a finalidade de cada erva. Umas acalmam, outras agitam então para que se tome um banho bem equilibrado este ensinamento é fundamental. Ah e vcs sabem que existem ervas positivas e negativas, não é? E que a fase lunar e dia e hora para a colheita delas e que também influenciam no resultado final do banho. Axé e beijuuuussssss!

luzia guerra

Mensagem por Felipe Nazario em Dom Maio 27, 2012 7:33 pm

luzia guerra escreveu:Olá manos, eu costumo orientar e ensinar bom os meus filhos, porque um descuido na mistura de ervas pode ser prejudicial. Em primeiro lugar dou aulas práticas, de como colhê-las pedindo sempre licença à Ossain (dono das folhas) e aos Orixás donos das ervas. É necessário se conhecer bem as ervas, pois existem qualidade que são tão parecidas que chegam a enganar e é aí que mora o perigo. Em nossa casa não se mistura erva de Caboclo e Ogum num mesmo banho, a não ser que seja recomendado por alguma Entidade. Eu mesma tenho os dois coroados em minha banda e às vezes preciso pedir licença para usá-las no mesmo banho. Quanto à ervas de Exu, somente os filhos já Faca e Fogo podem usá-las a não ser que a Doutrinadora da casa solicite o uso delas. Todo médium deve saber a finalidade de cada erva. Umas acalmam, outras agitam então para que se tome um banho bem equilibrado este ensinamento é fundamental. Ah e vcs sabem que existem ervas positivas e negativas, não é? E que a fase lunar e dia e hora para a colheita delas e que também influenciam no resultado final do banho. Axé e beijuuuussssss!

Salve mana Luzia...

Eu sou um iniciante aos estudos de erva e algumas coisas em seu texto me chamaram a atenção...

"Quanto à ervas de Exu, somente os filhos já Faca e Fogo"
Não entendi Faca e Fogo... Pode me orientar?

"Ah e vcs sabem que existem ervas positivas e negativas, não é?"
Conheço sim e sei também que que dependendo da manipulação da seiva ou menga verde, pode converter em negativo... O que quero dizer? Que tudo que é vivo tem seu lado negativo e positivo (equilíbrio) e a manipulação e ou condução deste ser vivo é que vai condicionar para equilíbrio ou acentuar negativo ou acentuar positivo.

É bom ressaltar que eu não conheço fundamento de folhas na Umbanda a não ser quando um guia orienta. Até onde sei, Exus, Pretos Velhos e Caboclos é que são os guardiões dos segredos das folhas na Umbanda. Fora isso é a escola africana ou indígena brasileira ou cultos wiccanos ou similar que possui uma catalogação oficial de ervas para uso religioso.

"E que a fase lunar e dia e hora para a colheita delas e que também influenciam no resultado final do banho"
Aprendi que não interfere só no banho... Na verdade dentro ou fora da atividade religiosa, as ervas possuem um fundamento para manipulá-las, desde o plantio até o fim do processo que pode ser uma beberagem, limpeza do corpo, da casa, para cozinhar etc.

AXÉ MANA!!!

Felipe Nazario

Mensagem por luzia guerra em Seg Maio 28, 2012 12:09 pm

Querido mano Felipe, já comentei que sigo a Linha Banthu Ameríndio e fazemos várias Obrigações (assim chamamos), Mão de Pemba, Feitura de Cabeça, Orixalá, Mão de Faca e Mão de Fogo (onde aprendemos a fazer os ebós e usar a pólvora) e Obori. As ervas de Exu não são permitidas para os iniciantes até Yaô (Orixalá), somente com prescrição da Doutrinadora da Casa (Vovó Luiza). Já te falei que você é um ótimo médium? Adoro seus questionamentos. Si minino vc vai longe,rsrsrs.... Beijuuussss!

luzia guerra

Mensagem por Felipe Nazario em Ter Maio 29, 2012 3:27 pm

luzia guerra escreveu:Querido mano Felipe, já comentei que sigo a Linha Banthu Ameríndio e fazemos várias Obrigações (assim chamamos), Mão de Pemba, Feitura de Cabeça, Orixalá, Mão de Faca e Mão de Fogo (onde aprendemos a fazer os ebós e usar a pólvora) e Obori. As ervas de Exu não são permitidas para os iniciantes até Yaô (Orixalá), somente com prescrição da Doutrinadora da Casa (Vovó Luiza). Já te falei que você é um ótimo médium? Adoro seus questionamentos. Si minino vc vai longe,rsrsrs.... Beijuuussss!

Nossa Luzi, minha mana dos tempos da RBU, com a foto tão pequena não reconheci...

Como vc está?

AXÉ!!!

Felipe Nazario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: