Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking digg  Social bookmarking delicious  Social bookmarking reddit  Social bookmarking stumbleupon  Social bookmarking slashdot  Social bookmarking yahoo  Social bookmarking google  Social bookmarking blogmarks  Social bookmarking live      

Conservar e compartilhar o endereço de Umbanda Livre em seu site de social bookmarking


Pesquisa da Unicamp propõe usar técnicas dos terreiros no SUS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pesquisa da Unicamp propõe usar técnicas dos terreiros no SUS

Mensagem por Tania Jandira em Sex Maio 29, 2015 12:52 pm

21 de Maio de 2015
A Unicamp promoveu anteontem e ontem um seminário internacional para discutir o uso de técnicas de saúde praticadas em terreiros de religiões afro-brasileiras no SUS (Sistema Único de Saúde). O evento incluiu palestras de líderes religiosos de várias regiões do país e de pesquisadores brasileiros e espanhóis.
Para o coordenador da pesquisa, Juan Carlos Aneiros Fernandez, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o uso de procedimentos medicinais das religiões afro-brasileiras, como da Umbanda, pode melhorar os atendimentos no país.
"Os pais e mães de santo têm capacidade de dar um atendimento humanizado, em essência. Queremos usar essa metodologia acolhedora e humanizada" afirmou.
A pesquisa considera as práticas de cura dos terreiros relevantes por darem a atenção especial que cada doente precisa.
"Essas religiões são ricas em técnicas para potencializar o uso de folhas e substâncias da natureza que são tão eficientes quanto a biomedicina", ressaltou.
O estudo revela que a maior dificuldade para juntar os saberes biomédicos e os praticados em terreiros é o preconceito racial e religioso da comunidade.
"A população deve denunciar à polícia qualquer tipo de dificuldade no atendimento. Um terço ou outro elemento católico é aceito em um quarto de hospital. Um item de Umbanda, por vezes, não", considerou o médico.
A pesquisa, iniciada em 2013, é financiada pelo Ministério da Saúde, apoiada pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde e Centro de Estudos), e Cepedoc (Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis). O coordenador do estudo não informou o valor investido pelo governo federal.
http://www.destakjornal.com.br/noticias/campinas/pesquisa-da-unicamp-propoe-usar-tecnicas-dos-terreiros-no-sus-268228/
avatar
Tania Jandira

Mensagens : 2761
Reputação : 179
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 58
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum