Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de Umbanda Livre em seu site de social bookmarking


Vândalos fundamentalistas depredam Praça dos Orixás

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vândalos fundamentalistas depredam Praça dos Orixás

Mensagem por Tania Jandira em Ter Dez 29, 2015 9:14 pm

Crime ocorreu a menos de uma semana das
homenagens a Iemanjá na virada do ano novo
Brasília — Às vésperas da tradicional homenagem a Iemanjá, na Praça dos Orixás, às margens do Lago Paranoá, os povos tradicionais de matriz africana sofrem mais um ataque de intolerância religiosa. Três imagens — Oxalá, Logunedé e de Iemanjá — foram depredadas por vândalos, há poucos dias. A agressão foi constatada pelo coordenador do Foafro-DF, ogã Luiz Alves, Wilson Veleci, integrante do Foafro, e pelo presidente da Federação de Umbanda e Candomblé do DF e Entorno, Rafael Moreira, que foram ao local para ver a montagem da estrutura destinada à festa do próximo dia 31.

De acordo com um morador de rua, acampado no local, a violência ocorreu, há cerca de três dias. Dois homens e uma mulher que ocupavam um carro branco tentaram arrancar o opaxorô (cajado) de Oxalá e apedrejaram a Iemanjá e o Logunedé. Quando os vândalos se deram conta da presença do morador de rua, saíram correndo e, na fuga, quase atropelaram a testemunha com o veículo.

O vandalismo dos neopentecostais não é nenhuma novidade para os adeptos da umbanda e candomblé no Distrito Federal e no Entorno. Só este ano, 15 casas foram destruídas na capital da República e nos municípios goianos vizinhos ao Distrito Federal. As autoridades são lenientes. O descaso, que assegura a impunidades, se confunde com estímulo à depredação dos símbolos e das casas religiosas.

Inaugurada em 2000, as imagens de 16 orixás foram feitas pelo escultor baiano Tatti Moreno. Desde então, a praça se tornou alvo preferencial dos fundamentalistas. Em julho de 2007, os intolerantes religiosos foram mais agressivos: depredaram as 16 esculturas, sendo cinco arrancadas dos pedestais de concretos — Nanã, Xangô, Oxalá, Oxóssi e Iemanjá, que foi decapitada e incendiada. Outras três — Exu, Ibeji e Iansã —, entortadas e tombadas. Em 2009, praça foi restaurada e reaberta ao público. O investimento totalizou R$ 730 mil.PRECONCEITO INSTITUCIONAL

Não só esculturas são agredidas. O racismo institucional está presente no Legislativo do Distrito Federal. O líder religioso Alexandre de Oxalá sentiu na pele o preconceito patrocinado pela instituição. Integrante do Fórum em Defesa da Liberdade Religiosa, ele foi impedido de acessar o plenário da Câmara Legislativa, no último dia 15, quando foi votada a lei de regularização dos templos da capital federal.

“A presidente da Câmara, Celina Leão, não permitiu o meu ingresso porque eu não estava de terno e gravata. Segundo ela, eu não estava adequadamente trajado, embora eu vestisse indumentária africana”, contou Alexandre. Ele acrescentou que foi constrangedor. “Nem mesmo diante dos apelos dos parlamentares, ela (Celina), que conduzia a sessão, cedeu e ainda pediu aos seguranças que me retirassem do local.”

De acordo com o líder religioso, depois de quase quatro horas e da insistência de vários parlamentares, Celina Leão permitiu que ele fosse para o espaço destinado aos repórteres fotográficos, mas não entrasse no plenário. O projeto em votação resultou de acordo com o governo do DF cujas negociações contou com a participação de Alexandre de Oxalá. Segundo ele, o desagradável episódio na Câmara Legislativa foi todo registrado.
(Texto:Rosane Garcia | Fotos: Ogã Luiz Alves)
http://tradicaoafricana.blogspot.com.br/2015/12/vandalos-fundamentalistas-depredam.html?spref=fb
avatar
Tania Jandira

Mensagens : 2752
Reputação : 177
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 58
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum