Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de Umbanda Livre em seu site de social bookmarking


Religiões de matriz africana planejam ‘II Caminhada de Oxalá’

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Religiões de matriz africana planejam ‘II Caminhada de Oxalá’

Mensagem por Tania Jandira em Sab Ago 06, 2016 12:21 pm

Segundo idealizadores, objetivo é combater a intolerância religiosa.
Evento está previsto para janeiro de 2017.

Do G1 SE
Facebook
 
 
Segundo idealizadores, objetivo é combater a intolerância religiosa.

Evento está previsto para janeiro de 2017.

05/08/2016 20h05 - Atualizado em 05/08/2016 20h07
 
Em reunião realizada nesta sexta-feira (5), a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir) da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) discutiu, com líderes de religiões de matrizes africanas, a realização da II Caminhada Estadual para Oxalá. O evento tem objetivo de combater a intolerância religiosa, assim como toda e qualquer forma de preconceito ou discriminação, e fomentar a construção de políticas públicas para as comunidades tradicionais.


Realizada pelo Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africanas em parceria com a Coppir, comissões de diversas entidades e terreiros, a Caminhada não restringe a participação de outros segmentos religiosos, pois busca promover a paz. “A previsão desse evento é para janeiro de 2017. A proposta é organizar um evento aberto para as pessoas, independente da doutrina e da crença, motivando a convivência em uma sociedade em que, apesar de diversificada, as pessoas cultivem o respeito entre si”, disse o coordenador do Coppir, Eudes Carvalho.
O cenário atual ainda mostra que existe resistência por parte da população em aceitar essas religiões.  De acordo com o coordenador do Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana, babalorixá Pejigan Irivan de Assis, o fundamentalismo religioso impede que haja harmonia entre as vertentes religiosas. “No primeiro semestre, apresentamos uma carta com reivindicações, na qual solicitamos apoio do governo estadual em relação a atos de intransigência que atingem os direitos constitucionais e o sagrado do povo. Queremos ir para a rua, mas de uma forma alegre, representando Oxalá, que é um orixá da paz”, disse.
Para o ativista Axogum Talagybara Pai Marcos, é importante familiarizar a comunidade como um todo, para que ela se sinta acolhida. “As indiferenças existem, acontecem em diversas esferas, e nós não ficamos de fora. Somos humanos e esse ato serve para lembrar ao povo que somos uma só família. A divindade é reconhecida pelo nosso povo como elemento da criação, daí a importância da conscientização”, pontuou.
Primeira Caminhada
Com o tema ‘Nada Abala a Minha Fé’, a primeira Caminhada Estadual para Oxalá ocorreu no último dia 22 de janeiro, com cortejo que teve início na Praça Fausto Cardoso e seguiu em direção ao mirante da Treze de Julho. A Caminhada integrou as atividades que ocorreram durante a semana, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21 de janeiro.
Na ocasião, cerca de 50 representantes de Umbanda e Candomblé de diversos municípios sergipanos se reuniram no povoado do Quissamã, em São Cristóvão, para a elaboração de um documento oficial de reivindicação, encaminhado para os prefeitos e para o governador Jackson Barreto. O documento traz um conjunto de demandas das comunidades, no que diz respeito ao combate à intolerância religiosa, liberdade de culto e laicidade de estado.
*Com informações da ASN
http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2016/08/religioes-de-matriz-africana-planejam-ii-caminhada-de-oxala.html
avatar
Tania Jandira

Mensagens : 2752
Reputação : 177
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 58
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum