Centro Ecumênico da Vila Olímpica tem espaço neutro após recomendação do MPF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Centro Ecumênico da Vila Olímpica tem espaço neutro após recomendação do MPF

Mensagem por Tania Jandira em Qui Ago 11, 2016 10:18 pm

Local contemplava apenas cinco religiões ignorando as de origem afro-brasileiras

Imagem ilustrativa - iStock
Após o envio de duas recomendações da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ), o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 decidiu criar um espaço neutro para as celebrações religiosas na Vila Olímpica. Antes, o Centro Ecumênico contemplava, por justificativa demográfica, apenas cinco religiões (cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e budismo), ignorando, por exemplo, as manifestações religiosas de origem afro-brasileiras.

Em visita ao espaço na Vila Olímpica, no último dia 8, os procuradores Regionais dos Direitos do Cidadão Ana Padilha e Renato Machado puderam observar o funcionamento do Centro Ecumênico e constataram que as salas estão dispostas de maneira neutra e havia um quadro branco com a organização dos eventos religiosos agendados para o dia. Também, na ocasião, foram acertados detalhes sobre a lista de representantes das religiões afro-brasileiras para providenciar a emissão das credenciais que permitirá para acesso ao local.

Participaram da visita, além dos procuradores, a antropóloga da PRDC Kênia Alves, o presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, professor Ivanir dos Santos, e o diretor Jurídico Rio 2016, Paulo Fisher, além do padre Leandro Lenin (capelão e responsável pelo Centro Ecumênico) e da advogada do Comitê Organizador Rio 2016, Talita Nader.
Entenda o caso - Após receber informações de que o Centro Ecumênico da Vila Olímpica contemplava apenas cinco crenças, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil público (nº 1.30.001.002953/2016-83) e expediu recomendação ao Comitê Olímpico para que as religiões afro-brasileiras também fossem contempladas no local.

Diante da primeira resposta do Comitê Olímpico, a PRDC/RJ solicitou informações adicionais e decidiu fazer uma visita para verificar o local, o que ocorreu no último dia 20. Na primeira visita, constatou-se que, de fato, as religiões afro-brasileiras não estavam sendo contempladas em igualdade de condições, o que motivou a expedição de uma nova recomendação ao Comitê. Com essa nova orientação do MPF, o Comitê Organizador se reuniu com representantes das religiões afro-brasileiras para consultá-los sobre a indicação de seus representantes e debater como concretizar o pedido do MPF.

Ficou acertado que os espaços e salas do Centro Ecumênico passariam a ser neutros (sem distinção de religiões) e sua ocupação seria organizada conforme agenda previamente estabelecida mediante requisições dos membros das delegações hospedadas; e, ainda, que a requisição, o cadastramento e a presença dos membros de religiões seriam feitas de forma isonômica e indistintamente. Todos os compromissos firmados foram cumpridos, segundo constatou-se na última visita, no dia 8 de agosto.


http://www.mpf.mp.br/rj/sala-de-imprensa/noticias-rj/centro-ecumenico-da-vila-olimpica-tem-espaco-neutro-apos-recomendacao-do-mpf
avatar
Tania Jandira

Mensagens : 2739
Reputação : 177
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 57
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum