Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de Umbanda Livre em seu site de social bookmarking


Centro espírita é alvo de pichação em São Gonçalo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Centro espírita é alvo de pichação em São Gonçalo

Mensagem por Tania Jandira em Qua Out 26, 2016 1:17 am


Há menos de uma semana instalado na Rua Cardeal Saraiva, em Jardim Bom Retiro, São Gonçalo, o Centro Espírita Pai Mané de Angola já é alvo de intolerância religiosa. Na madrugada de sábado, o portão de acesso ao local foi pichado com a frase “Aqui não queremos macumba”. Na via, há outro centro espírita, no qual uma jovem frequentadora também sofreu o mesmo tipo de problema há cerca de dois meses e que foi noticiado por O SÃO GONÇALO.
O pai de santo responsável pelo Centro Pai Mané de Angola, que preferiu não revelar sua identidade por questão de segurança pessoal, não tem dúvidas de que o ato foi uma forma de intimidação de pessoas preconceituosas.
“Encaro isso apenas como intolerância religiosa, pois estamos aqui há apenas cinco dias. Ainda estamos fazendo nossa mudança mas não vamos sair por conta disso. Nossa religião ainda sofre muito com a intolerância, com o desrespeito, porém não vão nos atingir”, afirmou o umbandista informando ainda que um galão que servia como caixa d’água foi roubado pelos pichadores.
O pai de santo revelou também que vai registrar o caso na delegacia. “Eu estava receoso porém não podemos deixar isso passar impunemente”, disse.
Recordando - Em setembro, a vendedora e candomblecista Fabiana Figueiredo de Souza, de 23 anos, foi proibida de seguir viagem no ônibus da Viação Tanguá, que faz a linha 39 (Marambaia-Coroado).
Vestida com roupas típicas da religião, predominantemente branca, a jovem disse ter sido chamada de “macumbeira” pelo motorista." />



avatar
Tania Jandira

Mensagens : 2752
Reputação : 177
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 58
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Centro espírita é alvo de pichação em São Gonçalo

Mensagem por WILSON CUNHA em Qua Out 26, 2016 4:13 pm

Prezados Irmãos, que Pai Oxalá nos abençoe sempre.

O "ignorantemente idiota" que pichou o tal portão, nem sabe escrever: ..."a nossa língua portuguesa diz que antes de "B" E "P", usa-se a letra "M" e antes de qualquer outra consoante, usa-se a letra "N"”, e tem motivos que o Aurélio elucida. Vi a foto do portão no facebook, onde o pichador escreveu "MACUNBA". Eu imagino a quantidade de mandantes e executores que, levados pela cega obcecação e ignorância, agridem a todos nós Espíritas. Mas continuo achando que temos que fazer a nossa parte. Temos que registrar ocorrência policial, eleger políticos que nos representem com fervor e determinação, manter limpa de detritos e lixo a nossa cidade, respeitar as leis do silêncio, etc. Assim sendo, gosto de lembrar que nós temos que entender que temos leis sociais (direitos e deveres) que nos induzem a conviver em Paz e Harmonia (espera-se). Portanto, devemos estar atentos se estamos infringindo ou não regras sociais de boa vizinhança... Jamais estarei generalizando a questão, nem incriminando quem quer que seja, mas existem Casas Espirituais (de diversas religiões) e outras atividades de outros segmentos da sociedade que invadem as madrugadas com cânticos, batuques, som e vozes humanas estridentes, espíritas que arriam oferendas em qualquer lugar e esquinas, etc.. Muitas dessas ações vão contra as leis de convivência social, pois ninguém é obrigado a aceitar um tipo de ação, que afeta a audição, o sono, o descanso, o equilíbrio emocional, como se fosse algo normal. Acho que muitos consideram “normal” porque o nosso País ainda é um "Estado de bagunça generalizada", sem punição decente àqueles que não respeitam as suas obrigações de cidadão. Portanto, na minha simples análise sobre esse tema, devemos nos preparar para que essas ações aconteçam em lugares apropriados e designados para tal. Há de se exigir equilíbrio e respeito em tudo !!!

Que os Orixás induzam os "poderes políticos" do nosso País a instituírem de forma verdadeira “a cobrança de responsabilidade”, dentro de igualdades que significará uma força imensurável na bandeira dos cidadãos de todas as classes e conceitos.

Continuemos com este importantíssimo assunto.
avatar
WILSON CUNHA

Mensagens : 113
Reputação : 29
Data de inscrição : 02/07/2013
Idade : 68
Localização : Arraial do Cabo e Mangueira - Rio de Janeiro - RJ

http://www.tensgrio.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Centro espírita é alvo de pichação em São Gonçalo

Mensagem por Tania Jandira em Ter Nov 01, 2016 3:38 pm

Mano, com todo respeito. Veja que você escreveu a favor de nós nem 1/6 de sua resposta.
Temos que alertar aos irmãos sobre nossos deveres, mas entendo que precisamos também nos defender como religião umbandista.
Se não é assim, se ficarmos só nos responsabilizando, fica bem complicado.

Creio que participar e se unir aos que lutam por liberdade religiosa é também um caminho e não precisa ser trilhado só quando acontecer algo conosco.
Abraços e axé!
avatar
Tania Jandira

Mensagens : 2752
Reputação : 177
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 58
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Centro espírita é alvo de pichação em São Gonçalo

Mensagem por WILSON CUNHA em Ter Nov 01, 2016 9:51 pm

...”Mano, com todo respeito. Veja que você escreveu a favor de nós nem 1/6 de sua resposta.”

Prezada Irmã, somente poderei dizer-te que achei o seu percentual matemático ligeiramente ínfimo à verdade contida nas minhas modestas e acanhadas observações, até porque durante toda a minha vida tenho sido um defensor dos direitos religiosos e sociais SIM, de quem quer que seja! 

Com relação aos meus comentários sobre o tema, no qual tratei de “direitos e deveres”, jamais generalizei a questão, mas como sou um Umbandista de fato e um soldado a serviço do desenvolvimento social, procuro lembrar aos Irmãos, sempre que possível, que temos compromissos de manter as nossas obrigações, mas também temos que preservar o respeito aos direitos dos demais integrantes da sociedade que em muitas vezes não concordam com a forma de determinados espíritas ofertarem seus presentes em qualquer lugar que achem devido, assim como emitirem sons e batuques que ultrapassam os limites de sons estipulados por lei, etc. Foi isso que eu quis registrar, dando ênfase à "precaução".

Quando coloquei que: ...” imagino a quantidade de mandantes e executores que, levados pela cega obcecação e ignorância, agridem a todos nós Espíritas.”, é justamente porque “em alguns desses casos” que nos ofendem e nos agridem diretamente, é possível ter sido consequência de termos infringido regras sociais de boa convivência e aí eles se deliciam, se aproveitam. OBVIAMENTE, infringindo regras ou não, ninguém pode nos agredir! É crime! Mas se não transgredimos nada, vamos à luta! Vamos ...”registrar ocorrência policial para dar força de verdade às estatísticas e promover justiça”! Vamos convocar a mídia para registrar os fatos! Vamos lutar para ...”eleger políticos que nos representem com fervor e determinação”, de maneira que façam a sociedade nos respeitar, já que a respeitamos! Vamos exigir das Entidades Federativas que nos protejam judicialmente! Vamos trabalhar unidos de maneira que organize-se movimentos sociais em defesa dos Espíritas em geral! Mas fora isto, diga-me o que podemos fazer?

No final do meu texto eu coloquei: ...”Que os Orixás induzam os "poderes políticos" do nosso País a instituírem de forma verdadeira “a cobrança de responsabilidade”, dentro de igualdades que significará uma força imensurável na bandeira dos cidadãos de todas as classes e conceitos.”. É o que eu aqui, mais uma vez, solicito ao Pai Universal.
avatar
WILSON CUNHA

Mensagens : 113
Reputação : 29
Data de inscrição : 02/07/2013
Idade : 68
Localização : Arraial do Cabo e Mangueira - Rio de Janeiro - RJ

http://www.tensgrio.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Centro espírita é alvo de pichação em São Gonçalo

Mensagem por Tania Jandira em Qui Nov 03, 2016 10:07 am

Oi mano,
Foi só uma observação. 
Em nome da precaução você e outros umbandistas sempre acabam também fazendo algumas considerações como se o a intolerância religiosa fosse uma reação a uma ação do Terreiro ou da pessoa. 

Eu que acompanho os casos que acontecem pela CCIR sei que não é isso.

Muitos Terreiros não são legalizados, respeitam as normas e regras da sociedade, mas.... a intolerância que sofrem é gratuita. Assim como qualquer ação fundamentalista, onde o inimigo é difuso.

Creio que precisamos ter cuidado com nossas observações, pois como em outros casos de preconceito, podemos reforçar uma concepção de que a vítima passa a ré.
 
Abraços e axé!
avatar
Tania Jandira

Mensagens : 2752
Reputação : 177
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 58
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Centro espírita é alvo de pichação em São Gonçalo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum