Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de Umbanda Livre em seu site de social bookmarking


Casas de matriz africana realizam atos no fim de semana em Maceió

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Casas de matriz africana realizam atos no fim de semana em Maceió

Mensagem por Tania Jandira em Seg Jan 09, 2017 3:38 am

O fim de semana em Maceió contará com manifestações da cultura afro e ações contra a intolerância às casas de matriz africana. Neste sábado, 7 de janeiro, a entidade religiosa Ilé Nife Omi Omo Posú Betá realiza do “Dia das Flores”, na praça Ganga Zumba, em Cruz das Almas, a partir das 16h. No domingo, 8, haverá a tradicional lavagem do pátio da Igreja do Senhor do Bonfim, às 15h, no bairro do Poço.
De acordo com os organizadores do “Dia das Flores”, a ação é uma homenagem a Ganga Zumba, “homem guerreiro e defensor da negritude” e deve resultar na lavagem da escultura construída em homenagem a ele na praça que leva o mesmo nome. O evento está programado para acontecer das 4 da tarde às 8h da noite.
“Será um grande momento de fé, amor e devoção, com rituais sagrados, momentos de apresentações dos terreiros e lavagem da estátua de Ganga Zumba”, informa a yalorixá Mãe Miriam.
No domingo, 8, religiosos e simpatizantes das religiões de matriz africana farão a tradicional lavagem do pátio da Igreja Senhor do Bonfim, no Poço. A celebração, que é realizada há 16 anos, deve reunir dezenas de participantes vestidos com roupas brancas, carregados com potes com água de cheiro e flores, para a limpeza do local.
Antes, porém, conforme a organização do evento, o cortejo deve sair da rua São João, no bairro do Jacintinho, entoando cânticos para Oxalá e portando faixas contra a intolerância religiosa. Após a lavagem, o cortejo deve se dirigir até a Casa de Iemanjá, no bairro Ponta da Terra.
Ainda segundo os organizadores, a manifestação religiosa deve contar com a participação efetiva de diversas casas de axé da capital e do interior com caravanas vindas de municípios como Atalaia, Cajueiro, Marechal Deodoro e Coruripe.
Como atrações artísticas do cortejo constam a participação de diversos grupos, a exemplo do Afoxé Omin Morewá, Afoxé Ofá Omin, Grupo Ara Funfun Omangerê, Banda Afro Afoxé, Banda Afro Zumbi, Maracatu Raízes da Tradição, Coletivo Afro Caeté e o Afoxé Odô Iyá.

Fonte: FMAC

http://www.alagoas24horas.com.br/1026115/casas-de-matriz-africana-realizam-atos-fim-de-semana-em-maceio/
avatar
Tania Jandira

Mensagens : 2752
Reputação : 177
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 58
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum