Últimos assuntos
» Fitas Amarradas
Ontem à(s) 11:02 pm por Tania Jandira

» ACONTECE NO TERREIRO DE UMBANDA!!!
Ontem à(s) 3:11 pm por João Gabriel Duarte

» Nome de Caboclo
Ontem à(s) 9:51 am por erci.filho

» Coca Cola e ere
Ter Out 28, 2014 8:18 am por claudia fusetto

» Como sair do terreiro?
Dom Out 26, 2014 9:45 pm por Fabiana

» A Umbanda no mundo
Dom Out 26, 2014 8:02 pm por Daniel A. Nascimento

» O branco, o virgem, o puro...
Dom Out 26, 2014 7:21 pm por Fábio Ribeiro

» Coca cola de exu
Dom Out 26, 2014 6:40 pm por claudia fusetto

» Sonhos e Umbanda
Sab Out 25, 2014 11:39 am por Tania Jandira

» Primeira incorporação, Exú ?
Sex Out 24, 2014 9:28 pm por Eri Andrade

» Cruzar a casa
Sex Out 24, 2014 2:08 pm por Carlos Camuzzi

» Um blog para pesquisas sobre a África e o Brasil
Sex Out 24, 2014 1:45 pm por Fabiana

» Consulta com entidade - ajuda pf
Sex Out 24, 2014 11:00 am por Tania Jandira

» Acender um charuto/cachimbo
Ter Out 21, 2014 6:27 am por DANIEL CORREA DE ARAUJO

» UMBANDA LIVRE É UM FÓRUM DE DEBATES E EXPOSIÇÕES DE IDÉIAS
Seg Out 20, 2014 8:33 pm por Nathalia Lione

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Furl  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de em seu site de social bookmarking

Salve Os Pretos e Pretas Velhas! Adorei as almas!

Guias de chefe pequeno e de dirigente556

Guias de chefe pequeno e de dirigente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Guias de chefe pequeno e de dirigente

Mensagem por neno em Sab Fev 18, 2012 5:14 am

Ola amigos e irmaos umbandista uma duvida eu tenho como seria uma guia de pai pequeno??seria de 3 fios e de dirigente seria de 7 fios ou sete pontas??? e de ogam?? como seria essas guias ??alguem poderia me ajudar nessa minha duvida pois pelo que eu pesquisei de chefe pequeno eh de 3 fios sendo as 7 linhas e orixa de cabeca e de dirigente seria 7 fios sendo sete linhas e orixa de cabeca seria isso mesmo???soh de ogan que nao consegui achar.. poderiam me ajudar nessa duvida??sarava a todos

neno

Reputação: 1

Re: Guias de chefe pequeno e de dirigente

Mensagem por Convidado em Sab Fev 18, 2012 9:56 am

Olá Neno!

Olha não sou a pessoa mais certa para falar sobre as guias da Umbanda tendo em vista que a casa de Umbanda a qual eu participava tinha seu pezinho e sua mãozinha bem chegada ao Candomblé, diferenciando apenas nas giras de guias, não havia sacrificio, os banhos eram sempre frescos com ervas verdes, nunca chegava a virar Abô e as comidas votivas eram sempre de cereais e frutas.

Bem sei que muitos da Umbanda seguem essa forma de colocar diferenças nas guias conforme o cargo e não conforme o tempo de obrigações.

Sei que o que importa é termos as guias de nosso Orixá de cabeça, a de Oxalá, Yemanjá, algum guia chefe e a de Erê que muitas vezes só é utilizada na gira deles.

Ogan meu irmão deveria usar as guias de seu Orixá porém tornou-se normal vermos o desfile dos Lagdiba ou até mesmo do Hungebe.

O Lagdiba é um fio exclusivo de Onanburuku (masculino) que tornou-se Nanã em terras Yorùbá e feminino, logo um Ogan além de não pode-lo usar pelo simples fato que Onanburuku não aceita quem não é vodunsi (rodante) quanto mais na cultura Yorùbá que Nanã não aceita filhos homens.

Deixando de lado as afirmações que dizem respeito apenas ao culto indígena africano e não ao Candomblé mesmo assim deveria ser interdito.

O Hungebe por outro lado é o fio da vida e pertence apenas a quem é iniciado a Vodun e com cargo descrito na iniciação, caso contrário também não recebe.

A coisa começa a enrolar quando falamos da Umbanda que pegou elementos do Cadomblé e muitas vezes apenas pelo ouvir dizer ou fazer sem nem mesmo e muitas vezes saberem a origem e seu significado.

Fato consumado, segue-se então hoje em dia o Ritual a que cada casa passa não se importando muito com o que o outro faz ou deixa de fazer e isso não somente na Umbanda, pois no Candomblé também o é.

Logo meu irmão creio que se há uma dúvida sobre o que deva-se usar, seria de bom proveito a própria casa criar sua norma, pois ela jamais será invalidada por quem quer que seja, tenha certeza.

Essa é minha visão sobre o tema, mas vamos ver o que outros manos mais ligados diretamente em terreiros da Umbanda podem te orientar.

Abraços e Axé!

Convidado
Convidado

Mensagem por Tania Jandira em Sab Fev 18, 2012 11:06 am

Olá Neno!
Eu concordo com o Kambami que como a Umbanda tem várias influências, cada Terreiro cria sua própria norma quanto as Guias.

Lá no meu Terreiro:
- Ogã não tem guia específica pelo cargo. Usa a de seu Orixá.
- Mãe e Pai pequeno também não tem guia específica pelo cargo. Usam de orixás e seus Guias/entidades.
- Só o Dirigente tem uma guia específica, que é de um fio só, com cores de todos os Orixás, usando cruzada ao corpo. A questão das 7 linhas da Umbanda, não é fundamental para nós.

Abraços e axé!

Tania Jandira

Reputação: 122

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Mensagem por Laércio em Sab Fev 18, 2012 12:21 pm

Ola Neno,

Em primeiro lugar obrigado por prestigiar este local de debates e felicitações por ter sido o "arroz de festa"..kk

vamos lá!
"Normalmente" na Umbanda, pelo menos nos terreiros que frequentei, as contas que eram dadas ao filho iniciante são brancas , de oxalá.

Porém, cada terreiro acaba determinando pelas vias da entidade chefe ou do chefe, como será o uso.

A religião, por vários fatores acaba sendo amoldada conforme o chão.As vezes um processo necessário e inevitável, mas quando este processo é a forceps, os resultados nem sempre são bons.
Embora haja a importação como disse kambami de cultos e ritos do candomblé sem que se saiba o devido valor, há aqueles que nesta sopa religiosa saibam o quisado que estão mexendo e os cuidados que se deve ter.

E nesta mistura, roxo vira azul escuro e amarelo passa a ser vermelho, e cores que antes eram nativas do culto a orisá, na Umbanda se remodelam.

Eu tenho uma opinião própria, que é o uso equilibrado, orientado pela sacerdote, com as guias passando pelas mãos da entidade chefe, "as cruzando" e elas sendo usadas com aspecto religioso devido e não como ornamento ou mera figuração de ostentação.Seja uma guia fina ou um "brajá" de Omolu ( aqueles que aperta o pescoço) deve imperar bons cuidados.

A umbanda tem muitas variáveis, e mesmo com muitas importações do candomblé , kardecismo, esoterismo, pajelança, entre outros, prevalece sempre o dito individual entre entidade e neófito, não havendo uma regra geral.

Digo isto porque já vi e vivenciei casos em que o terreiro tinha uma regra "geral" de uso de contas e guias, inclusive um padrão determinado a quem adentrasse, e de acordo com o cargo havia as diferenciações.Porém,devido ao aspecto de cada ser , o ORI como estamos debatendo em outro tópico, a entidade, o sacerdote via oráculo ( buzios, cartas, runas, cristais, borra de café, cueca freiada..) ajusta , equaliza as contas para cada pessoa.

Abraços
Asé

Laércio
Admin

Reputação: 181

http://umbandalivre.forumeiros.com

Padrões de guias

Mensagem por José Roberto em Sab Fev 18, 2012 8:42 pm

Concordo com o fato de que as guias seguem o padrão desenhado por cada Casa. Mas existe também um fator delimitador externo que é adotado em alguns Terreiro. A exemplo disso, aqui, quando passei a integrar a Federação Umbandista do Grande ABC, adotei como guias os padrões da Federação. Neste caso apenas as guias de identificação de grau hierárquico.
O porque é simples: Quando de eventos coletivos é fator facilitador da identificação das lideranças de cada grupo. Ganhasse tempo, evita-se transtornos e mal entendidos.
Estas guias identificam os zeladores e seus filhos com preparo sacerdotal.
As demais guias aqui são padronizadas pela Casa, seguindo-se os ensinamentos que são passados a gerações, os quais recebi de minha Mãe, que recebeu de seu Pai, que recebeu do Pai dele e assim sucessivamente, (só conheço a genealogia até meu Bisavô de Santo). Excetuando-se as guias particulares, das entidades de trabalho, sendo que estas seguem o que é desenhado pela entidade solicitante.

Aqui a regra é a seguinte:
Todas as guias são confeccionadas no Terreiro;
A guia de Oxalá é confeccionada pelo Dirigente, fica imersa no amaci junto ao assentamento de Oxalá, iluminada durante 3 dias. Nesse período o filho permanecerá de preceito. Ao termino do preceito é realizado um ritual onde o filho após o amaci recebe a guia de Oxalá.

As guias dos Pais e Mães Orixás da Coroa do filho, são entregues aos filhos após rituais de ebori, recolha, apresentação no ponto de força, e outros pertinentes a cada filho e a cada Regência.

As guias dos demais Orixás, só são entregues quando solicitado pelo próprio Orixá ou no caso de filho que esta sendo preparado para função sacerdotal. Em qualquer uma dessas circunstancias, o filho passará por rituais específicos, incluído apresentações e entregas do filho, no ponto de força do Orixá.

Brajá de Exú é entregue a todos os filhos após rituais específicos a linha de trabalho dos Exús. Este Brajá é consagrado ao Exú assentado na Trunqueira da Casa.

Guia de Exú é entregue apenas aos filhos deste Orixá, após recolha e rituais próprios. E no caso de preparação sacerdotal é a ultima obrigação do filho, a mais difícil...rsrsr Só após todas as confirmações e obrigações serem executadas é que esta guia é entregue. Após isso, o filho será recolhido uma ultima vez, para confirmação de todos os seus votos e para sua ultima saída no Terreiro.

Aqui, o que distingue o Dirigente é um Brajá de Búzios contendo contas representativas de seu Orixá de Frente e Juntó. Filhos preparados para função sacerdotal, se utilizam de um Brajá de 7 fios contendo as cores representativas de cada Orixá.(Padrão da Federação).(Não tenho nenhum filho pronto para função sacerdotal, apenas um sendo preparado e diferente da federação que forma sacerdotes em um ano, aqui se leva um mínimo de sete anos).
Não utilizo guias distintivas de outros cargos, portanto ogã utiliza as guias de Oxalá e do seu Pai ou Mãe.

Espero ter contribuído... Abraços

José Roberto

Reputação: 219

significado de Brajá

Mensagem por Tania Jandira em Dom Fev 19, 2012 8:52 am

" ...Seja uma guia fina ou um "brajá" de Omolu ( aqueles que aperta o pescoço) deve imperar bons cuidados."...

Olá mano Laércio! Olá mano José Roberto!
Eu e os termos que nem todos conhecem.kkkkkkkk
Vocês podem falar mais sobre o " braja", para que aqueles que não conhecem o termo, possam identificá-lo?
Bj e axé!

Tania Jandira

Reputação: 122

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Mensagem por Convidado em Dom Fev 19, 2012 10:13 am

Tania Jandira escreveu:" ...Seja uma guia fina ou um "brajá" de Omolu ( aqueles que aperta o pescoço) deve imperar bons cuidados."...

Olá mano Laércio! Olá mano José Roberto!
Eu e os termos que nem todos conhecem.kkkkkkkk
Vocês podem falar mais sobre o " braja", para que aqueles que não conhecem o termo, possam identificá-lo?
Bj e axé!

Oi mana!

Me metendo onde não fui chamado, rssssssssssssss.

Olha vou por imagens para ter uma idéia.

O Brajá pode ser somente de búzios ou ainda conter as contas do Orixá conforme a imagem isso apenas na Umbanda pois no Candomblé Brajá é somente de búzios, OK.

[img]%20By%20kambami%20at%202012-02-19[/img]

[img]%20By%20kambami%20at%202012-02-19[/img]

Abraços e axé!

Convidado
Convidado

Mensagem por luzia guerra em Qua Mar 14, 2012 10:39 pm

Olá manos a linha à qual sigo, durante o desenvolvimento usa-se a guia de lágrimas de nossa senhora, quando da mão de pemba, que é quando o chefe da cabeça se apresenta e risca o seu ponto é colocada uma conta anexada à esta conforme o orixá. Ex. se na mão de pemba for caboclo, coloca-se uma conta verde perto do crucifixo. Depois quando da feitura de cabeça, recebe-se as guias de chefe, gerente e anjo da guarda. No orixalá a de segundo orixá e no Obori a de terceiro Orixá e a guia de obori, que é uma parte do 1o., 2o. gerente de banda e 3o. orixás. a guia de Chefe de Quimbanda (Exu ou Pombagira) somente após a Mão de faca e fogo. Eu uso ainda a Guia de Babá que leva todas as linhas. Este é o procedimento do Banthu Ameríndio. Axé.

luzia guerra

Reputação: 3

Mensagem por Felipe Nazario em Sex Abr 13, 2012 3:05 pm

Olá manos(as) Saravá!

No terreiro de Seu Pedra Branca

Somente o Guia Chefe possui uma guia apontando o cargo de seu cavalo na casa. Os demais possuem guias de acordo com as características de seus mentores. Ex: Na Umbanda que pratico Ogum é vermelho, mas, a casa respeita uma particularidade da entidade se a guia tiver que vir vermelha e azul como é a de um irmão meu.

O Ogan, possui uma guia específica com as cores dos Orixas da linha da casa.

AXÉ!!!

Felipe Nazario

Reputação: 10

Mensagem por Convidado em Sex Abr 13, 2012 7:57 pm

Felipe Nazario escreveu:Olá manos(as) Saravá!

Somente o Guia Chefe possui uma guia apontando o cargo de seu cavalo na casa. Os demais possuem guias de acordo com as características de seus mentores. Ex: Na Umbanda que pratico Ogum é vermelho, mas, a casa respeita uma particularidade da entidade se a guia tiver que vir vermelha e azul como é a de um irmão meu.

AXÉ!!!

Bom te ver participando mano!

Sim Ògún pode ter fios com corres não muito tradicionais e tudo vai depender da casa e do carrego do médium seja na Umbanda ou mesmo no Candomblé, mas no geral usam os fios, Azul, Verde, Vermelho, Azul e Branco, que são os mais comuns, porem quando se usam também os seguis ou contas de fechamento elas podem trazer outras cores.

Abraços e axé!

Convidado
Convidado

Mensagem por Felipe Nazario em Dom Abr 15, 2012 6:57 pm

Claudio El-Jabel escreveu:

AXÉ!!!

Sim Ògún pode ter fios com corres não muito tradicionais e tudo vai depender da casa e do carrego do médium seja na Umbanda ou mesmo no Candomblé, mas no geral usam os fios, Azul, Verde, Vermelho, Azul e Branco, que são os mais comuns, porem quando se usam também os seguis ou contas de fechamento elas podem trazer outras cores.

Abraços e axé!

Olá mano obrigado pela recepção...

Me tira uma dúvida, o que é seguis?

AXÉ MANO

Felipe Nazario

Mensagem por Convidado em Seg Abr 16, 2012 12:15 am

Felipe Nazario escreveu:

AXÉ!!!

Abraços e axé!

AXÉ MANO

Mano Felipe na qualidade de seu amigo e de seu irmão mais velho vou puxar sua orelha, rsssssssssssssssss.

Oh mano tudo bem vou te dizer mas pode também deixar a preguiça de lado e começar a futucar a rede e tentar retirar dela o que temos de bom.

Sei que nem tudo que há na rede é confiável, mas se não formos abrindo os espaços, comparando com outros e trazendo as perguntas em debates vamos ficar sempre sem saber nada.

Perceba que li de você mesmo um comentário de que nunca se interessou em saber sobre a Pemba e achei isso muito ruim, pois como vamos deixar apenas que usem algo sem saber se de fato aquilo tem ou não uma finalidade?

Imagine entrar para uma religião e depois sair dela chorando pois o Pai de Santo disse para a menina que se não fizer aquilo não se inicia?

Pensa que isso é brincadeira? Não há casos e mais casos de abusos pela ignorancia (não saber o que é).

Claro que quando entramos muitas vezes estamos crú em tudo mas nada como perguntar muito e encher o saco do Sacerdote para saber. Muitos não poderá receber mas saiba tirar proveito de tudo que ele puder falar, mostrar, e fazer.

Muitas vezes eu ia para a cozinha conversar com minha Kota Maroko que estava preparando as coisas e conversa vai conversa vem ela contando coisas sobre Orixá e eu além de ouví-la ainda fitava os ingredientes dos adimus e a técnica para processa-los, idem com as ervas no preparo dos Abôs e no sacrifíco, aprendendo até para que servem cada parte do axé ofertado no mesmo e seu significado no Orun.

Mas vamos a sua pergunta.

SEGUI - É uma conta cilíndrica e comprida originária do Hunjegbe Vodun que adentrou para todos os Candomblés de nação.
Na Nação Djeje a qual também sou filho o Hunjegbe só pode conter entre 1 ou 2 seguis por razões de fundamento.

Geralmente o segui só pode ser usado por quem já tem tempo de santo no Candomblé e serve para marcar exatamente o número de Rituais ao qual se passou, porém com o tempo isso foi deixado de lado e hoje se usa o segui apenas como exibição de hierarquia ou enfeites que fogem da relação a qual ele foi designado.

Perceba na imagem de meu fio de conta que coloquei aqui na rede a do fio fino que uso até hoje presente de meu padrinho que é de Kitembu e por isso é fechada com duas firmas de Kitembu, quatro búzios e uma de Ògún, intercalado por diversas contas brancas para lembrar minhas passagens ritualisticas e um segui ao meio também azul para me lembrar sempre de minha hereditariedade paternal e minha hereditariade espiritual. Por isso recebi de meu pai também o nome em Fongbè de Vodunon Gù kinikini.

[img]%20By%20kambami%20at%202012-04-06[/img]

Fica chateado comigo não heim, rsssssssssssssss.

Abraços e axé!

Convidado
Convidado

Mensagem por Felipe Nazario em Seg Abr 16, 2012 7:22 am

Felipe Nazario escreveu:

AXÉ!!!

Abraços e axé!

AXÉ MANO

Mano Felipe na qualidade de seu amigo e de seu irmão mais velho vou puxar sua orelha, rsssssssssssssssss.

Oh mano tudo bem vou te dizer mas pode também deixar a preguiça de lado e começar a futucar a rede e tentar retirar dela o que temos de bom.

Sei que nem tudo que há na rede é confiável, mas se não formos abrindo os espaços, comparando com outros e trazendo as perguntas em debates vamos ficar sempre sem saber nada.

Perceba que li de você mesmo um comentário de que nunca se interessou em saber sobre a Pemba e achei isso muito ruim, pois como vamos deixar apenas que usem algo sem saber se de fato aquilo tem ou não uma finalidade?

Imagine entrar para uma religião e depois sair dela chorando pois o Pai de Santo disse para a menina que se não fizer aquilo não se inicia?

Pensa que isso é brincadeira? Não há casos e mais casos de abusos pela ignorancia (não saber o que é).

Claro que quando entramos muitas vezes estamos crú em tudo mas nada como perguntar muito e encher o saco do Sacerdote para saber. Muitos não poderá receber mas saiba tirar proveito de tudo que ele puder falar, mostrar, e fazer.

Muitas vezes eu ia para a cozinha conversar com minha Kota Maroko que estava preparando as coisas e conversa vai conversa vem ela contando coisas sobre Orixá e eu além de ouví-la ainda fitava os ingredientes dos adimus e a técnica para processa-los, idem com as ervas no preparo dos Abôs e no sacrifíco, aprendendo até para que servem cada parte do axé ofertado no mesmo e seu significado no Orun.

Mas vamos a sua pergunta.

SEGUI - É uma conta cilíndrica e comprida originária do Hunjegbe Vodun que adentrou para todos os Candomblés de nação.
Na Nação Djeje a qual também sou filho o Hunjegbe só pode conter entre 1 ou 2 seguis por razões de fundamento.

Geralmente o segui só pode ser usado por quem já tem tempo de santo no Candomblé e serve para marcar exatamente o número de Rituais ao qual se passou, porém com o tempo isso foi deixado de lado e hoje se usa o segui apenas como exibição de hierarquia ou enfeites que fogem da relação a qual ele foi designado.

Perceba na imagem de meu fio de conta que coloquei aqui na rede a do fio fino que uso até hoje presente de meu padrinho que é de Kitembu e por isso é fechada com duas firmas de Kitembu, quatro búzios e uma de Ògún, intercalado por diversas contas brancas para lembrar minhas passagens ritualisticas e um segui ao meio também azul para me lembrar sempre de minha hereditariedade paternal e minha hereditariade espiritual. Por isso recebi de meu pai também o nome em Fongbè de Vodunon Gù kinikini.

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]%20By%20[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]%20at%202012-04-06[/img]

Fica chateado comigo não heim, rsssssssssssssss.

Abraços e axé!

Mano se todos os puxões de orelha fossem assim dentro e fora da escola reduziríamos em 70% o bullying nas escolas e na sociedade! ;-)

Confesso que este conhecimento de Candomblé eu não tinha antes de sua explicação e não sei se o mesmo está contido na Umbanda. É mais uma pergunta para meu Zelador? rsrsrs...

Mano assumo que embora eu seja um grande perguntador ainda há muita coisa despercebida a meus olhos, mas, quando percebo algo diferente ou quando um assunto é exposto de forma diferente ligo minhas antenas e uma série de dúvidas se formam e lá vou eu metralhar de perguntas! rsrsrsrsrs...

Mano se todos os seus puxões de orelha forem assim, instrutivos, faço questão de ficar com ela inchada.

Afinal estou aprendendo, to chegando agora... Por isso não pense que irei deixar de perguntar! ;-) Até pq assim como na casa que eu pratico Umbanda eu sou o perguntador de minhas dúvidas e das dos outros se é que me entende... rsrsrs...

AXÉ!!!

Felipe Nazario

Mensagem por Convidado em Seg Abr 16, 2012 8:14 pm

Felipe Nazario escreveu:

Valeu meu mano, mas não deixa de abusar da rede afinal ela foi criada para isso, diminuir problemas de dúvidas e saciar as nossa curiosidades.

Abração mano e axé!

Convidado
Convidado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: