Últimos assuntos
» Primeira incorporação, Exú ?
Ontem à(s) 9:07 pm por Robson Claro

» Cruzar a casa
Ontem à(s) 7:11 pm por Laércio

» Consulta com entidade - ajuda pf
Ter Out 21, 2014 10:40 am por Laércio

» Sonhos e Umbanda
Ter Out 21, 2014 10:23 am por Laércio

» Acender um charuto/cachimbo
Ter Out 21, 2014 8:27 am por DANIEL CORREA DE ARAUJO

» A Umbanda no mundo
Ter Out 21, 2014 4:53 am por SandraRegina

» UMBANDA LIVRE É UM FÓRUM DE DEBATES E EXPOSIÇÕES DE IDÉIAS
Seg Out 20, 2014 10:33 pm por Nathalia Lione

» Latcho Drom
Seg Out 20, 2014 9:38 pm por Daniel A. Nascimento

» E' o guia falando ou a sua propria cabeça?
Dom Out 19, 2014 9:55 pm por EmersonPawoski

» Diga um Não á Carta Magna da Umbanda
Qua Out 15, 2014 6:51 pm por Convidado

» família de Léguas
Sab Out 11, 2014 3:40 am por Convidado

» Possessão, Exorcismo ou mediunidade ? ? ?
Sab Out 11, 2014 3:25 am por Convidado

» Contra a intolerância
Sex Out 10, 2014 6:41 pm por Convidado

» PL para considerar como religião o Camdomblé e a Umbanda
Sex Out 10, 2014 3:45 am por Convidado

» Quais entidades trabalham quando chamamos os pontos de Santo Antonio
Qui Out 09, 2014 3:00 pm por claudia fusetto

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Furl  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de em seu site de social bookmarking

Salve Os Pretos e Pretas Velhas! Adorei as almas!

Oxalá no terreiro.5517

Oxalá no terreiro.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Oxalá no terreiro.

Mensagem por Abraão de Souza em Sab Dez 07, 2013 12:11 am

estava pensando nisso mesmo mano ze . e é verdade , as vezes nem sempre o que é mais antigo é o mais correto. pode ter caboclo de oxalá , creio eu que o S pena branca é um caboclo de oxalá e de Oxóssi , como o areia branca é de Oxóssi e de Oxum . e etc ... eu ainda não entendo bem se existe mesmo caboclos de oxum de yemanja ou de iansã , porque em alguns terreiros descem ondinas..... não quero mudar o assunto do post mas se tiver outro debate sobre isso me encaminhe . quero aprender mais com vcs , estou adorando o fórum! abraço a todos

Abraão de Souza

Reputação: 2

Mensagem por José Roberto em Sab Dez 07, 2013 7:29 am

Irmão Abraão

De acordo para com o que eu creio, todo espírito humano é filho de alguma das muitas expressões de Deus, sendo as expressões de Deus os Orixás.

Independente do caminho que você tenha a percorrer nesta ou em quaisquer outras vidas, caminho este regido por um Orixá ou por vários. Independente de qualquer coisa, você, o espírito imortal que ocupa este corpo, que recebeu nesta passagem o nome de Abraão de Souza, é um fruto de um Orixá.
Independente de quantas vidas terrenas você tenha, ou do local que se encontre nos planos de existência, você sempre será um fragmento de um único Orixá.

Espíritos encarnados ou desencarnados, trabalhadores ou não de Umbanda, são filhos de algum Orixá. E existem tantos Orixás quanto estrelas no céu...
Nós, agregamos grupos de Orixás afins, que tenham atribuições similares e etc, sob os nomes dos Orixás mais conhecidos. Assim, quando falamos que fulano é filho de Oxalá, pode significar que ele seja filho de qualquer um dos muitos Orixás que agregamos sob este título, ou seja: Pode ser filho de Orixá Oco, de Guiã, de Lufã, de Ajalá, e assim sucessivamente.
Em algumas Umbandas procurasse definir qual Orixá específico de origem da pessoa, assim como geralmente é feito no Candomblé. Mas a maioria, se utiliza dos parâmetros de sete, doze, quatorze, dezesseis, vinte e um Orixás, conforme suas formas de culto.

Irmão Abraão, a Linha de Trabalho dos Caboclos de Umbanda, foi consagrada a Oxóssi, mas isso não significa que os espíritos humanos que ali atuam, sejam todos filhos de Oxóssi. Oxóssi é o regente da Linha, mas existem espíritos filhos de todos os Orixás, trabalhando nela... E te digo mais: Muitos dos Caboclos que se apresentam nesta Linha, nunca foram índios nativos brasileiros, como se imagina.
Caboclo é uma característica formatada, utilizada na Umbanda como referencia a uma das classes étnicas fundadoras do culto e também simboliza uma das classes dos excluídos, que retornam sob essa forma para nos trazer auxilio.

Ondinas, Silfos, Salamandras, Gnomos, sereias, tritões e etc, não pertencem a classe de espíritos humanos. São Elementais, espíritos coletivos dos elementos físicos.
Algumas Umbandas agregaram tais seres míticos e com eles atuam, mas isso já é outra coisa... Tem tópicos que tratam desse assunto, dê uma procurada que você vai encontrar. Eu não me recordo quais tópicos tratam disso, mas lembro que tem.

José Roberto

Reputação: 217

Mensagem por Marco em Dom Dez 08, 2013 1:18 am

Salve Manos,

pegando um gancho na ultima resposta do Mano José Roberto. É corrente ler-se que os Orixás Funfun seriam em numere de 154 (ou mais).

Pegando nas características de cada um deles vemos que muitos são idênticos, no que toca a descrição a outros Orixás. Um exemplo: Okó (Oco) é tido como Orixá da agricultura, sendo esta uma das atribuições tida como de Ogun...Haverá aqui algum tipo de sincretismo ou concorrência?

Outra questão, como também mencionou mano José Roberto, sob a denominação de Oxalá, aparecem "concentrados" vários Orixas Funfun um deles é  Ajalá, "o que modela as cabeças" e tem por característica não estar na cabeça de ninguém (corrijam-me se estiver errado), mas ser responsável por todas, poderá ser a generalização desta característica que levou ao pensamento que Oxalá não tem filhos pois é pai de todos?

continuemos...

Marco

Reputação: 14

Mensagem por José Roberto em Dom Dez 08, 2013 8:49 am

Irmão Marco

Acredito que essa crença da impossibilidade de incorporação, filiação e outras mais, quanto a Oxalá, não tenham por base as concepções iorubas, mas sim as Católicas, dentro do sincretismo que se estabeleceu.
Pois assim como Ajalá é o responsável por todas as Cabeças Internas (Ori Inu), Iemanjá é a Mãe de todas as Cabeças Internas (Ori Inu), sendo que Ogum e Ossanhe são responsáveis por todas as Cabeças Externas (Ori Ode).

Se a origem de tais restrições tivesse por base estas concepções, nestas Casas não haveria a incorporação de Oxalá, Iemanjá, Ogum e Ossanhe.

Quanto a Orixá Oco, Ele é o Pai da Agricultura e Ogum é o Senhor do Arado, pois Ogum é o Pai da tecnologia que engloba toda ferramenta produzida pelo homem, incluindo as ferramentas para o arado. Portanto não são concorrentes, são complementares como o é todo Orixá. Oco é o Pai da agricultura, Ogum fornece a inspiração ao homem para que este otimize o cultivo pelo uso de ferramentas, Oxóssi é quem determina a colheita, sendo o responsável direto pela fartura e assim ocorre uma sucessão de fatos relacionados a Orixás distintos se complementando.    
Ocorre que a maioria dos Terreiros de Umbanda, não cultuam muitos Orixás e por isso redistribuem suas características, entre os poucos Orixás ali cultuados.

José Roberto

Reputação: 217

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: