Últimos assuntos
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Furl  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de em seu site de social bookmarking

Salve Os Pretos e Pretas Velhas! Adorei as almas!

GESTOS RITUAIS PRESENTES NA UMBANDA556

GESTOS RITUAIS PRESENTES NA UMBANDA

:: 

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GESTOS RITUAIS PRESENTES NA UMBANDA

Mensagem por Tania Jandira em Qui Fev 23, 2012 8:44 pm

Boa noite manos e manas!
Como vejo que os forenses estão tímidos para trazer questões e os elementos rituais para mim são importantes, trago outra questão para debatermos.

Existem vários gestos rituais praticados na Umbanda, como:
- Tocar o solo/chão do Terreiro com os dedos;
- Saudar o atabaque tocando o chão e depois a própria fonte;
- Girar em tôrno de si mesmo, antes de bater cabeça;
- Bater palmas ritmadas em momentos específicos e outros.

Vocês sabem dizer o seu fundamento?
Praticam alguns deles em seu Terreiro?
O que são e representam os " gestos rituais"?
Beijus e axé!

Tania Jandira

Reputação: 119

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Re: GESTOS RITUAIS PRESENTES NA UMBANDA

Mensagem por convidad em Sex Fev 24, 2012 11:34 am

Vocês sabem dizer o seu fundamento?

R - (- Tocar o solo/chão do Terreiro com os dedos) Sim! Os fundamentos referen-se no caso do tocar o chão como já descrevi no trabalho a forma que concebemos em reconhecer nossa origem matéria. A Terra é um local sagrado pois entendemos que é nela que os "espíritos" ou energia que nos movimenta pisa, se faz presente. É nos dedos que temos a percepção do tato um dos sentidos primários de todo o corpo.

(- Saudar o atabaque tocando o chão e depois a própria fonte), Quando reconhecemos o "verbo" sabemos que dele que emana a energia. O Som são os verbos do criador ou a linguagem universal, pois é através dessa que existe a comunicação. O Próprio gesticular que aparentemente não emite um som, audível, mas que sabemos que tudo que se move é imantado por uma força de atrito que mesmo inaldível aos nosso ouvidos também emite som. Logo quando ouvimos os atabaques não estamos ouvindo apenas a parte audível e sim todo o conjunto de movimentação e sentimento contido nele. Tocar a fonte após isso significa que há nosso entendimento de nossa composição como ser vivo, a matéria e o espírito. Por acreditarmos que o espírito compõe nossa personalidade, entendemos que ele esteja em nossa cabeça pois é dela que emana nosso pensar.

(- Girar em tôrno de si mesmo, antes de bater cabeça), Girar significa entender o Cosmos, tudo no cosmos é movimento e gira, nada é inertil. Quando pensamos estar inertizando algo, seja na química ou na física estamos apenas modificando o movimento desse em relação a sua naturalidade pois nem quando se pensa parar algo este algo está parado. Esse movimento é nativo da criação e reproduzido de forma figurativa por nós sejam nas danças sejam nos atos. Um exemplo interessante é a negação/afirmação que podemos dizer NÃO/SIM, balançar/aprumar os dedos ou a cabeça, todos tem o mesmo efeito de entendimento.

(- Bater palmas ritmadas em momentos específicos e outros), O bater palmas é uma concepção que temos de alertar, chamar a atenção. Quando batemos palmas ou damos os "gritos" tão comuns em tribos, estamos expressando a presença, chamando a atenção para o ato que ira desenrolar a partir daquilo. Logo este ato tem por objetivo principal o alertar a nossa presença para que as atenções sejam direcionadas ao que pretendemos ou estamos realizando.

Praticam alguns deles em seu Terreiro?

Sim, pratico.

O que são e representam os " gestos rituais"?

Como disse, pertence a todo entendimento que temos da vida em relação ao cosmos.

Abraços e axé!

convidad

Reputação: 48

Mensagem por Laércio em Sex Fev 24, 2012 1:44 pm

Ola Mana Tânia,

Vamos as questões:

" e que se faça o som"....
e o caboclo solta o ILÁ dele "kiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooooooooooooooooo"....e Iansã branda no terreiro, trazendo sons indecifráveis, mas de ressonância harmônica...

....................

Tocar o chão é uma forma de respeito e saudação ao chão sagrado que irá pisar, revenciar. É o útero primordial e o local que nos acolhe."Sois cinzas e as cinzas voltará"....
kkk..tô meio biblico hoje..depois de um debate de ontem..kkkk

............
...tem algum planeta "QUADRADO"...?algum sistema orbital solar triangular?

o movimento circular é uma caracterítica de todas as religiões.O homem é circular.Nínguem se perde no mato em forma hexagonal perfeita.

A maioria dos ritos de danças religiosas é circular.

A umbanda reúne no rito e na gestualidade uma semiótica de várias facetas humanas e dos movimentos do planeta.
Com as mãos de Iaras e Ondinas, das caboclas dágua, das caboclas de Iemanjá, de Oxum, temos o movimento das águas...e assim por diante.Cada arquétipo de entidade em terra faz com que através de mãos, pés, voz, uma composição característica a povos, e aspectos da natureza.

Ar, água, luz, som...=vida.

abraços
asé

Laércio
Admin

Reputação: 175

http://umbandalivre.forumeiros.com

Há Gestos rituais universais presentes na Umbanda?

Mensagem por Tania Jandira em Qui Mar 01, 2012 1:09 pm

Olá manos e manas, eu de novo!

Eu também entendo que os gestos rituais são expressões do Sagrado na Umbanda, que hora fundamentam o rito, hora "imitam" a expressão desse Sagrado.

Legal, a explicação de vocês, mano Kambami e mano Laércio.

Lembrei também que na Umbanda, usamos outros gestos rituais, que também podem ser vistos em outras religiões, mas por conta de uma dominação ainda presente do catolicismo presente no Brasil, muitos pensam ser apenas uma expressão católica.

Como exemplos disso, podemos ter:
- rezar com as palmas das mãos juntas;
- rezar com os braços abertos e mãos viradas para cima
- colocar as mãos com as palmas viradas para baixo, sobre a cabeça de alguém.

Conhecem outras? Sabem seu significado? Conhecem sua presença em outras religiões?

Bjs e axé!

Ps - Não consegui ainda postar uma imagem, mas sei que todas as 3 que coloquei estão presentes em várias religiões.

Tania Jandira

Mensagem por Laércio em Qui Mar 01, 2012 2:27 pm

catolicismo presente no Brasil, muitos pensam ser apenas uma expressão católica.

Ola mana Tânia,
Bom, o que temos que fazer sempre é uma recapitulação das religiões.O catolicismo e seus ritos nada mais é do que adaptações de crenças anteriores, as ditas "pagãs", seja gregas, romanas, dos países baixos escandinavos e da cultura africana que adentrou via egito, sem falar do contexto indo-asiático.

Há duas vertentes antropologicas :uma que defende o "efeito escada", a qual podemos dizer então que Umbanda é "catolicismo" e outra vertente que defendo "nova terra, nova religião".
Eu fico no inverso.Creio que a Umbanda embora tenha recebido DNA de várias partes, de culturas existentes antes do "descobrimento" do Brasil, é aqui que "ela acontece".Os ritos que executamos hoje na Umbanda não vieram prontos de nenhum lugar.Isto tem que ficar claro.Embora haja muito do afro, o que fazemos na Umbanda não é nem de perto o que havia entre as etnias tribais africanas.Se pegarmos o índio brasileiro, mais ainda.
Então costumo dizer que a Umbanda é uma forma "urbana" de prática de culto a ancestralidade através da incorporação de entidades com padrão de arquétipo brasileiro, em média.

Nesta mestiçagem a brasileira, novas gestualidades surgiram, novas formas de dança, adaptações.tanto dá para abrir uma gira de umbanda com 3 atabaques, com coral, roda de dança, como podemos abrir em um apto na avenida paulista.

Dizer hoje qual a gestualidade "certa" na Umbanda é difícil, pois acabamos forjando nossas opiniões encima de nossas visões micro, sendo o macro muito extenso, ainda mais em um credo tão rico culturalmente e sem um "papado vatical".

Um bom observador vai conseguir distinguir com perfeição nas gestualidades das entidades, toda a gama ancestral : uma "dancinha do preto velho", uma "pisada " do caboclo, a rodada da "baiana", e no contexto dos ditos "caboclos de orixá", algumas perfomaces de orixás são vistas , como gestualidades com a mão, com os pés, com a dança...

devo ter umas teses a respeito e vou postar em "textos e artigos".

Ka O Lu Jkouli Ma keufá!

( lingua do spock)

tradução:tchau!

Laércio
Admin

Mensagem por Tania Jandira em Sex Mar 02, 2012 8:55 pm

Laércio escreveu:catolicismo presente no Brasil, muitos pensam ser apenas uma expressão católica.

tradução:tchau!

Sim, sim, sim!
Seria legal quando você postar os textos, fazer uma citação para linkar com esse fórum.
Aguardemos:study:

Tania Jandira

Mensagem por luzia guerra em Sab Mar 03, 2012 6:49 pm

Olá amada mana, quanto tempo, mas o mundo é pequeno e cá estamos novamente juntas. Quanto ao tópico sobre os gestos, para mim nada mais é do que cumprimentos e pedidos de forças, axé. Em nossa casa usamos sim todos estes citados, inclusive quando da saudação do Orixá de nossa coroa, saudamos com um gesto co~m uma das mãos na testa e a outra sobre a coroa. Axé

luzia guerra

Reputação: 3

Mensagem por Antonio Carlos Bordin em Seg Mar 19, 2012 12:00 pm

Manos, isso me lembra a época que eu era católico. Na época da crisma, uma mina criticou outra dizendo que não se fazia o sinal da cruz com a mão esquerda, mas com a direita. Aí pensei: mas e se a pessoa não tem a mão nem o braço esquerdo, como fica?
Aqui eu passo pro povo que tocamos com a esquerda no chão para saudar a tronqueira, mas existem ''n'' formas de se saudar Exus e outras entidades, desde que se faça de coração.

Agora, os amigos podem me responder por que os baianos batem 3 vezes no chão logo que chegam? Aqui eles fazem assim.

Antonio Carlos Bordin

Reputação: 0

Mensagem por convidad em Sex Mar 23, 2012 6:32 pm

Antonio Carlos Bordin escreveu:
Agora, os amigos podem me responder por que os baianos batem 3 vezes no chão logo que chegam? Aqui eles fazem assim.

Olá mano Bordin!

Os tres toques correspondem na verdade a tres palavras que devem ser ditas como proteção segundo uma lenda de Orunmila.

As palavras são - ABORU, ABÒYÁ, ABOSÌSÉ

Abraços

convidad

Mensagem por Antonio Carlos Bordin em Sab Mar 24, 2012 4:55 am

Claudio El-Jabel

Abraços
[/quote]

Mano Cláudio, tentei achar o que significam estas palavras. Não achei. Você pode me passar?

Antonio Carlos Bordin

Reputação: 0

Mensagem por Laércio em Sab Mar 24, 2012 9:50 am

Ola bordim,

kkk...é..e se for "cotoco"? não ter os braços..a igreja escomungava..kkkk
bom, eu tinha medo do MALAMEM...
minha avó ( a contragosto meu, lógico.kkk) dizia "livrai-nos do mal AMÉM"...
só que ela era meio "catarinense, com indio, portugues e italiano" e falava meio "cantadinho"..e emendava tudo... imagine eu com 5, 6 anos o que não passava na cabeça..kkkk

Abraços

Laércio
Admin

Mensagem por convidad em Sab Mar 24, 2012 6:25 pm

Antonio Carlos Bordin escreveu:Claudio El-Jabel

Abraços

Mano Cláudio, tentei achar o que significam estas palavras. Não achei. Você pode me passar?[/quote]

Então mano sei que tenho mais coisa a respeito disso mas deixarei um itan que descreve bem a tal lenda.
Digo isso pois tornou-se não somente hábito, como mecânica tal situação e não procuramos mais saber os porquês.

ABORU, ABÒYÁ, ABOSISÉ! Itan Ogunda Meji (15º versos de Ifá)

Olofin, por várias razões, encarcerou os Babalawos, somente Orumilá não foi
preso, porque avisado que seria encarcerado. Fez eborí e ebó com três galinhas,
sacrificou-se e cozinhou-se arrumou a comida num cesto forrado com folhas de
Akoko e Màrìwò e começou sua caminhada.
Orumilá,cansado,resolveu sentar-se a beira do rio , embaixo de uma árvore e viu
uma mulher se banhando. Começou a conversar com ela e ela disse:

“CUIDADO AO VERES A PLANTAÇÃO DE BANANA PARINDO “
” Abojuto kì í èwéko Ogede Nloyun”

A mulher advertiu Orumilá que, no caminho havia muitas ciladas, este então
lhe presenteou com uma galinha e algum dinheiro e lhe perguntou o seu nome,
para que pudesse vir buscá-la, ela então respondeu que se chamava ABORU.

Prosseguindo sua caminhada, encontrou-se com uma mulher cortando lenha, que ao
vê-lo lhe disse:

“TENHA CUIDADO COM AS PESSOAS QUE ESTÃO PRESAS ”
”E Má Bikita Pèlú Àwon Enia Ki Ba Dadúrò”

Orumilá lhe deu a segunda galinha preparada e a mesma quantia que havia dado
a ABORU, perguntou então seu nome e ela lhe disse que era ABÒYÁ.

Orumilá se despidiu e mais adiante encontrou certa mulher que lhe disse :

“OLOFIN QUER CASAR SUA FILHA ”
“Olofin E fé Isoyigi Pèlú Omode Re Abòyá”

Orumilá lhe presenteou a última galinha e a mesma quantia que havia dado as
outras duas mulheres, lhe perguntou o nome e ela disse: ABOSÌSÉ.

Orumilá voltou a casa de Olofin, ao vê-lo lhe disse:

“OLOFIN NI: MO BA DÚRÒTÍ LÁTI BA TI SE OKÀN ÌTÁN, NITORI NILÈ MI ENIKENI AYA
KI NLOYÚN ÀTI MO FÉ MÒ BI WA SE ÀINÍ RÙBÓ LÁTI IJEWO OYÚN RERE”
” Olofin disse:Estava te esperando para que fizesse um itá, pois em minha casa
há uma mulher que esta grávida e quero saber se há necessidade de fazer ebó
para que possa parir bem”
Orumilá ciente da cilada, lhe disse que não havia necessidade de ebó, porque a
bananeira podia parir sozinha. Disse, mais ainda que ele tinha todos os
babalawos presos e que teria que soltar rapidamente, para se salvar e que
também pensava em casar sua filha.

Olofin desse modo libertou todos os babalawos. Ao serem libertos Orumila lhe
disse que tinham passado por isso tudo porque não tinham obedecido suas ordens
de dar comida a cabeça. Ao agradecerem a Orumilá disseram “MO DÙPÉ” porem
Orumilá, lhe ordenou que a partir daquele dia, todas as vezes que o
encontrassem ou dissessem o seu nome, teriam que antes dizer:

ABORU, ABÒYÁ, ABOSÌSÉ!

Abraços!

convidad

Mensagem por sandra maria figueiredo em Sex Mar 30, 2012 7:12 pm

Ola! mana.
Responderei da forma que me ensinaram.

_Tocar o chão do terreiro com os dedos.

_É o mesmo que saudar, cumprimentar, pedir licença para entrar aos donos da casa, os orixas da cumieira e do solo.

_Saudar o atabaque.

_ Geralmente são três: Rum, Rumpi e Lé. Os atabaques são batizados são alimentados e oferendados a três orixas e regularmente são cuidados com dende ou azeite doce.

Cumprimentar esses orixas no inicio da gira na abertura dos trabalhos é representar respeito a função dos mesmos.

_ Girar o corpo antes de bater a cabeça.

É a representação do seu micro cósmico se integrando com o macro cosmico ao tocar com a fonte e os cerebelos ao solo.

_Pater palmas em momentos específicos.

Esse ritual se chama bater Paô, eu chamo a atenção dos Orixas

para mim e verbalizo o que pretendo com a ajuda deles.

Bate-se Paô nos assentamentos, antes das giras e no final.

Bate-se na entrega de oferendas e no ossé dos assentamentos.

Também se bate para os atabaques quando nós o alimentamos.

_Outros:

Devemos sempre nos abaixar na presença da representação de um orixá no terreiro- demontração de respeito.

Cumprimenta-se exú girando as mãos uma sobre a outra ao lhe dar boa noite- significa que estamos permitindo que ele o exú ,leia os nossos caminhos.

Beijar as mãos do dirigente sinal de obediencia e saudação as orixas de seu ori.

Beijar e se deixar beijar as mãos de outro irmão. sinal de irmandade dentro da fé.

Reverenciar o peji no momento dos catigos a Oxalá na abertura das giras. demonstrar respeito e subdiencia a força maior.

E ainda temos muitos outros.

um abraço maninha.

sandra maria figueiredo

Reputação: 14

Mensagem por Daniela Pongo Moreira em Qua Nov 14, 2012 1:58 pm

Olá manos,
Muito interessante esse debate, e usamos sim no no terreiro, como a mana Sandra descreveu, da mesma forma. E como todos disseram o fundamento é sempre no intuito de saudação, e muitas ai eu ainda nao conhecia, com girar o corpo. Aki simplesmente, bate-se a cabeça, e logo após, toma a benção da Mãe ajoelhando, e dos irmãos encurvados, por sinal de respeito ao Orixá, Mãe ou Pai, do irmão! Tenho muito a aprender. Mais aprender do que debater, por isso, estou aki como espctadora de grandes filósofos e entendedores do assunto, e leio cada linha com muita vontade e cede de aprender com vcs, cada vez mais. Muito obrigado a todos manos, por essa dádiva de poder aprender e perguntar sempre que nao entender!!!!
Abraços!!!!

Daniela Pongo Moreira

Reputação: 2

Mensagem por Robson Claro em Qua Nov 14, 2012 10:10 pm

Laércio escreveu:Ola bordim,

só que ela era meio "catarinense, com indio, portugues e italiano" e falava meio "cantadinho"..e emendava tudo... imagine eu com 5, 6 anos o que não passava na cabeça..kkkk

Abraços

O MALAMÉM seria um super heroi?
Tipo o Homem Mala?
Desculpe não resisti a piada pronta!

Robson Claro

Reputação: 49

Mensagem por Marco em Qua Fev 27, 2013 11:13 pm

Vou descrever como fazemos em nosso terreiro pois penso ser um pouco diferente de tudo o que li aqui.

A corrente entra por uma porta que fica a esquerda do peji, (a assistencia esta do outro lado da sala), entramos saudando o espaço cruzando as mãos direita em cima da esquerda e depois trocando... saudamos da mesma forma e por esta ordem, o peji e e Oxala, os atabaques , os roncós e a tronqueira por onde entram os assistentes. Depois entra o ogan que se dirige ao centro do congá e bate cabeça, depois vai para o atabaque e toca para a corrente bater cabeça, e todos o fazem em simultâneo, no fim bate cabeça o dirigente (ou quem for abrir a gira). Só este ultimo elemento saúda/agradece/pede protecção tocando o solo com as pontas dos dedos de uma mão e elevando a outra para o alto.

As entidades quando baixam é que muitas vezes fazem esse gesto de bater no chão, e de saudar os atabaques... algumas de modo mais efusivo que outras.

Falando da lenda acima, não deixei de notar que a palavra Abòyá, aparece em um dos versos, me parecendo que significara "filha", ou será coincidência?

Marco

Reputação: 12

Mensagem por Marco em Qua Mar 06, 2013 12:02 am

Esta tirei do meu facebook:
"
Terreiro Iansã Zé Pilintra
O ato de "bater a cabeça"

Antes da abertura dos trabalhos religiosos, os médiuns devem bater cabeça para os Orixás perante o Congá. Para isso, o médium deve posicionar-se de bruços e deitado em frente ao Congá, com as mãos no mesmo nível que a cabeça. Nesse momento, o ato de bater cabeça representa um ato de humildade, obediência e resignação aos preceitos religiosos da Umbanda.
Deve-se, em uma rápida prece mental, pedir a licença para trabalhar “neste chão” e pedir auxílio a Deus, aos Orixás e aos Guias espirituais, para um melhor desempenho de nossas funções mediúnicas, recebendo o axé dos Orixás donos deste Templo Sagrado.
Há outras circunstâncias em que se realiza o ato de bater cabeça. No momento de incorporação de um guia, um médium deve bater cabeça para a entidade, saudando-o e pedindo sua bênção.
Há momentos em que se bate cabeça para o Babalorixá do Terreiro em sinal de respeito (vale observar que o respeito ao seu “Pai de Santo” é fundamental e definitivo no caminho da espiritualidade, pois ele é o condutor de sua vida espiritual e religiosa).
Nossa religião é ritualística, então se no inicio batemos a cabeça para pedir licença, proteção e bons trabalhos, no final batemos a cabeça agradecendo pelos trabalhos e pedindo a proteção até a próxima gira.
"
Axé

Continuemos..

Marco

Reputação: 12

Mensagem por Laércio em Qua Mar 06, 2013 10:31 am

Robson Claro escreveu:

Abraços

Tipo o Homem Mala?

kkkkkkkkkkkk...oia, a gente foi criado em uma região cheia de contos e causos, como o caipora, boi tatá, saci...além das "assombrações da noite"...contavam que em determinados locais da cidadezinha tinha gente morta que seguia os outros de noite...
e tinha aquele dito "menino, não faça artes que o HOMEM DO SACO pega vc..."
então, morriamos de medo de andarilho...
sem falar que cigano quando aparecia, as mães trancavam as filhas em casa..kkkk

Laércio
Admin

Mensagem por convidad em Qui Mar 07, 2013 1:56 pm

Laércio escreveu:
Robson Claro escreveu:

Abraços

Tipo o Homem Mala?

kkkkkkkkkkkk...oia, a gente foi criado em uma região cheia de contos e causos, como o caipora, boi tatá, saci...além das "assombrações da noite"...contavam que em determinados locais da cidadezinha tinha gente morta que seguia os outros de noite...
e tinha aquele dito "menino, não faça artes que o HOMEM DO SACO pega vc..."
então, morriamos de medo de andarilho...
sem falar que cigano quando aparecia, as mães trancavam as filhas em casa..kkkk

Olá mano!

Olha de fato essa do "Malamem" é de dar medo até hoje, assim como tenho pavor das gargalhadas da atriz Neuza Borges desde minha infância, rsssssssssssssss. Deve ter sido algum personagem dela, não lembro, rsssssssssssssssssss.

Mas lendo outras culturas percebo que essa de "bicho papão" existe em todas e nunca há uma explicação pois são os chamados "CAUSOS" dos roceiros.

Abraços e axé!

convidad

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

:: 

Permissão deste fórum: