Umbanda Livre
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Aumenta em 51% no RJ os casos de intolerância religiosa
Governo do DF decide encarar o racismo  I_icon_minitimeTer Dez 18, 2018 11:03 pm por Tania Jandira

» A futura primeira dama, evangélica retira quadro alusivo a religiosidade afro brasileira
Governo do DF decide encarar o racismo  I_icon_minitimeTer Dez 18, 2018 11:00 pm por Tania Jandira

» Já temos um Jardim Etnobotâncio em Salvador
Governo do DF decide encarar o racismo  I_icon_minitimeTer Dez 18, 2018 9:11 pm por Tania Jandira

» Em Defesa dos Povos Originários
Governo do DF decide encarar o racismo  I_icon_minitimeTer Dez 18, 2018 9:06 pm por Tania Jandira

» Pastor que ofendia outras religiões foi condenado pelo STF
Governo do DF decide encarar o racismo  I_icon_minitimeTer Abr 03, 2018 1:59 am por Tania Jandira

» Professora diz que foi 'convidada a se retirar' do colégio do filho por usar colar de contas
Governo do DF decide encarar o racismo  I_icon_minitimeTer Abr 03, 2018 1:56 am por Tania Jandira

» CUMPRA-SE DISCUTE LEI DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Governo do DF decide encarar o racismo  I_icon_minitimeTer Abr 03, 2018 1:53 am por Tania Jandira

» Intolerância religiosa passa a ser classificada em registros de ocorrência
Governo do DF decide encarar o racismo  I_icon_minitimeTer Abr 03, 2018 1:12 am por Tania Jandira

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de Umbanda Livre em seu site de social bookmarking


Governo do DF decide encarar o racismo

Ir para baixo

Governo do DF decide encarar o racismo  Empty Governo do DF decide encarar o racismo

Mensagem por Tania Jandira Sáb Jan 23, 2016 11:43 pm

Delegacia contra intolerância começa a trabalhar em 10 dias com 15 agentes. Diretor da Polícia Civil compara nova unidade a um Jequitibá e secretária de Segurança admite campanhas de sensibilização. Mãe Baiana contém revolta e invoca orixás

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, assinou nessa quinta-feira (21/1 —Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa) decreto de criação da Delegacia Especial de Combate a Crimes Raciais, de Intolerância Religiosa e de Violação de Direitos Humanos. Estarão à disposição da nova unidade de segurança, 200 profissionais - 100 escrivães e 100 agentes policiais, mas ainda não há prazo definido para a transferência de todo o efetivo. A delegada titular encarregada de organizar o combate à violência contra terreiros é Gláucia Cristina da Silva, que até ontem ocupava o cargo de delegada adjunta na Polícia Civil.

Para Rollemberg, a criação da delegacia é “a demonstração de que temos uma sociedade doente”. O governador enfatizou que a capital da República, considerada patrimônio cultural da humanidade, “não pode conviver com crimes de intolerância”.

Gláucia Cristina disse que a delegacia vai ajudar no combate, porque o enfrentamento diário exige a colaboração de outras unidades e da população como um todo. Ela garantiu que os policiais serão preparados para o atendimento às vitimas do racismo e para o combate propriamente dito. “Vamos rogar aos nossos deuses e orixás para que, aos poucos, a intolerância não venha mais a ter os índices que apresenta”. Gláucia garantiu que a Delegacia trabalhará acima de tudo com respeito aos que apresentarem denúncias de discriminação e violência. Dentro de cerca de 10 dias, segundo suas estimativas, a Delegacia dará os primeiros passos com um contingente de 15 pessoas, entre escrivães e policiais.

A secretária de Segurança Pública do DF, Márcia Alencar, afirmou que não há possibilidade de retrocesso no combate à intolerância religiosa, ao racismo e a outros crimes que caminham de mãos dadas. “Enquanto eu for secretária de Estado de Segurança e Rodrigo Rollemberg for governador do Distrito Federal, todos os compromissos que foram firmados serão ampliados, consolidados e efetivados. Isto é uma política pública que nós temos o dever de cumprir rigorosamente. E isso é um direito de toda a sociedade de Brasília.”

Márcia Alencar vislumbra outros desafios para a nova delegacia. Reconhece que investimentos em equipamento e profissionais não serão suficientes para a luta que se trava contra a discriminação e o ódio, mas minimizou as dificuldades com ações de governo que já existem, como o programa “Viva Brasília, nosso pacto pela vida”, que trabalha com a vertente da prevenção nos segmentos de maiores vulnerabilidades sociais.

Mãe Baiana teve sua casa incendiada em 27 de novembro de 2015

Em 2015, grupo de trabalho que atua com prevenção no programa, elaborou um plano de ação no Programa Cultura de Paz, que pretende desenvolver campanhas de sensibilização das comunidades para mudar hábitos de informação “que geram o isolamento dos vários setores da sociedade em seus guetos”. Márcia defende o envolvimento da sociedade civil em todas as campanhas da Secretaria de Segurança. “É importante que a sociedade colabore com o governo para a construção de uma cultura de paz”, afirmou

Embora os crimes de intolerância religiosa venham crescendo no Distrito Federal há muitos anos, a criação de uma delegacia especializada nesses tipos de crimes foi determinada por Rollemberg apenas depois do ataque a um terreiro de candomblé, no Paranoá, em novembro de 2015. Um incêndio com indícios criminosos destruiu o galpão do terreiro Axé Oyá Bagan, da ialorixá Mãe Baiana (Adna Santos). Na cerimônia ocorrida na manhã desta quinta-feira, ela invocou os orixás Ogun e Iansã para ajudá-la a expressar seu agradecimento.

No discurso em que anunciou a medida, Rollemberg classificou a iniciativa como elogio à diversidade de credos religiosos no Brasil. “Como é linda a diversidade”, disse, entusiasmado, perante pais e mães de santo, pastores evangélicos e sacerdotes wiccanianos, conhecidos como bruxos da comunidade pagã em todo o mundo.

Sacerdotisa wiccaniana Mavesper Cy Ceridwen: “Muito mais que tolerância, o que queremos é o respeito à diversidade.”
A sacerdotisa wiccaniana Mavesper Cy Ceridwen, presidente da Associação Brasileira de Arte e Filosofia da Religião Wicca (Abrawicca) e principal dirigente do Templo da Deusa, reagiu à demora na edição do decreto com elogios à medida. “Esperamos muito tempo por momentos como este. São muito importantes a nova delegacia e o Comitê de Diversidade Religiosa. Algumas religiões que defendem suas tradições, porém, rendem votos para os governos, mas a nossa tradição não tem número para isso”. Mavesper acrescentou: “Muito mais que tolerância, o que queremos é o respeito à diversidade.”

Mãe Baiana foi econômica nas críticas ao modelo de segurança pública deficiente para os povos tradicionais de matriz africana. Preferiu elogiar a ação do GDF na tomada de decisão e evitou comentar a morosidade das investigações em ocorrências apresentadas por representantes de terreiros nas delegacias de polícia. “Quando o governador me perguntou, depois de meu terreiro ter sido incendiado, se eu queria alguma coisa, respondi que não desejava nada pra mim, mas para todos nós”, disse a ialorixá, que teve todo o seu barracão incendiado no final do ano passado.

Ao lado da presidente da Fundação Palmares, Cida Abreu, Mãe Baiana, que trabalha na instituição, elogiou a assinatura do protocolo de intenções com o GDF para a revitalização da Praça dos Orixás — conhecida como Prainha, tradicional ponto de eventos de umbanda e candomblé em Brasília —, e também a conclusão do plano de Mapeamento dos Terreiros do Distrito Federal.

O diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, afirmou que a nova delegacia não impactará na instituição e recorreu à comparação poética para definir a nova unidade de segurança: “A delegacia de combate à intolerância religiosa é como um jequitibá; quando é plantado não passa de uma pequena semente, mas aos poucos vai se tornando frondoso e profundo em suas raízes”. A delegacia está instalada provisoriamente, na sede do Departamento de Polícia Especializada. “Este é o primeiro passo de uma série de muitos outros”, completou.

tradicaoafricana.blogspot.com.br/2016/01/governo-do-df-decide-encarar-o-racismo.html?spref=fb
Tania Jandira
Tania Jandira

Mensagens : 2777
Reputação : 180
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos