Umbanda Livre
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Aumenta em 51% no RJ os casos de intolerância religiosa
TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO I_icon_minitimeTer Dez 18, 2018 11:03 pm por Tania Jandira

» A futura primeira dama, evangélica retira quadro alusivo a religiosidade afro brasileira
TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO I_icon_minitimeTer Dez 18, 2018 11:00 pm por Tania Jandira

» Já temos um Jardim Etnobotâncio em Salvador
TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO I_icon_minitimeTer Dez 18, 2018 9:11 pm por Tania Jandira

» Em Defesa dos Povos Originários
TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO I_icon_minitimeTer Dez 18, 2018 9:06 pm por Tania Jandira

» Pastor que ofendia outras religiões foi condenado pelo STF
TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO I_icon_minitimeTer Abr 03, 2018 1:59 am por Tania Jandira

» Professora diz que foi 'convidada a se retirar' do colégio do filho por usar colar de contas
TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO I_icon_minitimeTer Abr 03, 2018 1:56 am por Tania Jandira

» CUMPRA-SE DISCUTE LEI DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO I_icon_minitimeTer Abr 03, 2018 1:53 am por Tania Jandira

» Intolerância religiosa passa a ser classificada em registros de ocorrência
TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO I_icon_minitimeTer Abr 03, 2018 1:12 am por Tania Jandira

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de Umbanda Livre em seu site de social bookmarking


TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO

2 participantes

Ir para baixo

TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO Empty TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO

Mensagem por Tania Jandira Sex Jul 01, 2016 3:43 am

O túmulo da entidade Exú Tranca Ruas das Almas, como é chamada por religiosos de matrizes africanas, e que fica na quadra 17 do Cemitério da Saudade, em Campinas, foi reformado e ampliado para acolher os diversos fiéis que passam pelo local diariamente. Considerado o único no Brasil dentro de um cemitério, o local vai receber um evento especial após o restauro. No 16 de julho estão programados queima de fogos e a presença de representantes de dezenas de terreiros de Campinas e região.
 
A entidade é considerada pelos adeptos como o “senhor dos caminhos, o orixá mensageiro e vencedor de demandas”. É do cemitério que viria sua grande força para atender aos pedidos de quem o evoca. Daimon Ruas foi o restaurador responsável por fazer as melhorias naquele espaço. “Coloquei piso, pintei, e como foram feitos muitos pedidos, tirei a lona que cobria o túmulo para os frequentadores realizarem seus trabalhos”, contou Ruas. Antes do dia 16 ele disse que pintará novamente o túmulo para estar tudo em ordem no dia da festa. “É inédito no Brasil a inauguração de um túmulo de Exú”, explicou Ruas, que também possui um terreiro de umbanda em Campinas.
 
Na verdade não tem ninguém enterrado naquele espaço. De acordo com o presidente da Associação dos Religiosos de Matrizes Africanas de Campinas e região, João Carlos Galerani, o pai Joãozinho, o espaço foi doado há décadas por um senhor que teria alcançado uma graça. “Fizemos o fundamento da energia do Tranca Ruas e esse é um espaço de trabalhos e pedidos dos religiosos de matrizes africanas”, explicou Galerani. Como é um local onde são colocadas diversas oferendas, muitas delas incluindo alimentos, o presidente da associação informou que será colocada, no dia do evento, uma placa pedindo para que os frequentadores conservem o local limpo. “Esse é um patrimônio, e estava muito depredado”, frisou. Para o dia 16 serão convocados aproximadamente 70 terreiros de Campinas e região. Uma queima de fogos está programada. Na manhã de ontem, o túmulo de Exú era um dos mais visitados. Os frequentadores levam bebidas alcoólicas, velas e demais objetos para a entidade.
 
Maria José, de 57 anos, conta que há pelo menos 10 anos vai até Tranca Ruas pedir sua proteção. “Ele sempre atende aos pedidos. É preciso ter fé”, disse. O coveiro Luis Carlos Foganholi, de 65, foi um dos que ajudou o restaurador Ruas na reforma, e conta que aquele setor do cemitério é o que concentra maior quantidade de oferendas. Com a organização do espaço, ele também espera que as pessoas colaborem com a limpeza.
 
http://correio.rac.com.br/mobile/materia_historico.php?id=434372

Vejam no link a foto do túmulo.
Tania Jandira
Tania Jandira

Mensagens : 2777
Reputação : 180
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO Empty Re: TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO

Mensagem por Laércio Sáb Jul 02, 2016 12:40 am

ola mana,
como costumo dizer, fé não se discute.

Porém cabe uma avaliação ou análise digamos mais de efeito cultural de como é que Exu aqui no Brasil, em especifico na Umbanda acabou sendo relacionado a cemitérios.

Sim, pode haver talvez algum rescaldo de cultos antigos, talvez da áfrica ou indigenas nesta salada cultural religiosa .

Estes dias uma amiga viu algumas gravuras que eu estava fazendo até para tentar comercializar dentro de meu ramo, as caveiras mexicanas, feitas com pirógrafo em madeira e ela disse que quer fazer uma tatuagem de caveira.

Então eu perguntei se ela sabia o que era a caveira mexicana, ela disse que não e então fui mostrar a origem, a partir de "santa muerte" , cultuada na américa central e é tida como padroeira dos ...digamos, "não tão socialmente bonzinhos"....
na hora ela desistiu.

E depois lendo mais alguns materiais, vi algumas semelhanças entre culto de mortos daquela região e alguns traços talvez superficiais com a Umbanda, no caso a relação de caveiras, cemitérios com Exu.

Querendo ou não, seja por assimilação ou paradigma, nossa umbanda está recheada de pontos cantados, menções a respeito de exus do cemitério, calunga e por ai vai....

Pessoalmente não sei se não pode acabar virando mais um tiro no pé e fornecimento de material aos opositores e perseguidores da Umbanda, ainda mais nestes tempos.

A umbanda tenta se desvencilhar de alguns dogmas sincréticos, de tirar o aspecto de "demônio" do exu, as vezes creio eu, até uma aproximação de ritos e conceitos do candomblé, para quebrar estes estigmas.

O duro é ir a uma casa de candomblé e na porta ter uma imagem de exu estilo "capeta"....ai o santo não ajuda ..kkkkk

enfim, fé não se discute, quem sou eu para desdenhar, mas que cabe algumas análises até para entendermos bem este mix brasiliano, cabe...

abçs
Laércio
Laércio
Admin

Mensagens : 1459
Reputação : 264
Data de inscrição : 01/02/2012
Localização : Londrina-Paraná

https://umbandalivre.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO Empty Re: TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO

Mensagem por Tania Jandira Sáb Jul 02, 2016 5:47 pm

Oi mano,
Exu na Umbanda normalmente está relacionado a encruzilhada, mas há alguns relacionados ao Cemitério.

Creio que não é local, mas a questão deste "caminho" que é a morte, que é a essência destes espíritos que atuam nesta linha.

Estes  estariam relacionados a nossa proteção de espíritos "ruins" que podem provocar problemas para as pessoas, os kiumbas.

Pelo que vejo, estariam ligados e subordinados a Omulu.

A salada cultural é imensa. O cemitério é onde ficam os corpos mortos no ocidente, então eles ficaram como guardiões desse local.

Aqui na notícia ele é "das almas", outra ligação com morte, também pelo cristinianismo.

Pelo que sei há guardiões de mortos em todas as religiões tradicionais.

Creio que não devemos associar simplesmente Exu ao local que ele representa, mas ver de forma metafórica.

Eu trabalho com Exus da Calunga. Normalmente aparecem na gira de Exu quando há uma energia mais densa de alguem a ser dissipada. Gosto muito deles e agradeço por estarem no meu caminho.

E me desculpe a franqueza, mas ... intolerantes religiosos, não devem ser a nossa preocupação em relação a isso. A questão deveria ser o que espírito faz, se não faz o mal....Me preocupa a questão de higienizar a Umbanda, sabe? Para ser aceita? Isso já nos aconteceu e ainda acontece.

Abração e axé!
Tania Jandira
Tania Jandira

Mensagens : 2777
Reputação : 180
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO Empty Re: TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO

Mensagem por Laércio Dom Jul 03, 2016 10:56 am

Tania Jandira escreveu:
E me desculpe a franqueza, mas ... intolerantes religiosos, não devem ser a nossa preocupação em relação a isso. A questão deveria ser o que espírito faz, se não faz o mal....Me preocupa a questão de higienizar a Umbanda, sabe? Para ser aceita? Isso já nos aconteceu e ainda acontece.

Abração e axé!
ola mana,

como dizia o vicente matheus, "é uma faca de dois legumes"..kkk

Sim, creio que a maior intolerância esteja hoje dentro do próprio seio umbandista, sempre com os velhos ditos " a minha umbanda é a certa e a dos outros do "mal".."

A umas 4 quadras do "meu" terreiro tem uma senhora que também toca um terreiro e ela as vezes postava algumas fotos de eventos da casa dela.O rito é bem similar ao candomblé, e pelo fato dela ser bem defensora dos diretos dos afros-descendentes, ser "negona" e pra "azar" dela, é casada com outra mulher, aliás um casal maravilhoso e muito agradável bater papo com elas.Mas um belo dia ela resolve postar umas fotos de uma festa de compadres.Zéjuiz! o que teve de "umbandistas" e especialmente de "entendedores" da tradição do candomblé lenhando ela.
chegou a um ponto que ela mesmo me disse que fez algo que não queria, e postou "AQUI É MINHA CASA E FAÇO COMO QUERO"....

Na umbanda não temos um vaticano e um papa, embora muitos se intitulem herdeiros da raiz " verdadeira".Umbanda como nós sabemos é um misto de concepções e de acordo com o que cada "aeroporto" fornece, os "spirto" incorporam nos "médiuns" e com esta soma de características humanas, culturais, temos então a "entidade em terra".Não contesto isto, salvo as sandices que possa levar dano ao médium ou as pessoas.Como disse , fé não se discute.

O que abri a possibilidade de um debate calcado com alguma pesquisa foi de trazer a baila uma linha coerente de que forma um trisckter afro de origem foi combinado, relacionado a cemitério.Não sei dizer se há alguma relação sincrética católica, se há alguma relação com cultos afros como temos no haiti, onde há ritos gigantescos nos cemitérios, onde pelo que pude ler algo, é de onde alguns cineastas foram buscar base para alguns filmes de "zumbis".Na costa sul dos EUA, no golfo, onde a presença cultural dos afros é forte, até hoje há ritos de Voduns velados e com grande procura por parte da população.

Vejo com bons olhos esta manutenção em relação a dita sepultura de exu, como um marco de dizer "ei, estamos aqui e queremos nosso espaço".O que fica sempre meio "torto" é ter que usar um campo novamente de predomínio católico.Aqui na cidade temos cemitérios mulçumanos e parece que já se pensa em um para as raizes orientais, no caso os japoneses.
Pelo que mantive contato com o Baba Alexandre, de Brasilia, há projeto em andamento que permitiria que terreiros tradicionais de candomblé sepultassem seus mortos junto as comunidades, mas acaba esbarrando em questões de saúde pública, etc.Meio contraditório, porque por exemplo, aqui os maiores cemitérios são centrais e um é em declive, dando bem em fundo de vale, com nascente de rio.....fora o tanto de rato que aparece....isto é outro assunto a ser alavancado.

Quero aproveitar o ensejo e agradecer a você e os demais moderadores pelo empenho em manter este grupo, e em especial a você por trazer conteúdo, notícias relativas a religião em um todo.
Pretendo montar um canal no youtube onde também possamos fazer um repositório de videos e quem sabe gravar alguns vídeos para expor alguns pontos de vista da religião e temas gerais.Mesmo que minha cara e voz não ajuda muito e o cristiano ronaldo me disse que está sem tempo para fazer dublê, quem sabe eu tente....não pode rir , ok......pelo menos não muito..kkkkkk

abraços e continuemos....
Laércio
Laércio
Admin

Mensagens : 1459
Reputação : 264
Data de inscrição : 01/02/2012
Localização : Londrina-Paraná

https://umbandalivre.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO Empty Re: TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO

Mensagem por Tania Jandira Dom Jul 03, 2016 11:48 pm

Oi mano,
 
Sempre achei complicado a questão do Exu da Umbanda  e sua relação com o Exu Orixá.

Penso que os espíritos que atuam tendo como referência o cemitério, possam ter sido em vida filhos de Omulu.

Se você pensar, não temos como símbolo a esfera, mas um tridente. Outro dia conversando com um amigo sobre sincretismo ele me falou na lata que esse seria o maior símbolo do sincretismo com o Cristinianismo, símbolo do Demônio. Por mais que queiramos debater que esse símbolo está presente em outras culturas, com outra significação... elas não estiveram em nossa formação cultural, né??? Bem, eu acho que isso foi brincadeira de Exu, para provocar medo e proteger os adeptos. Afinal, os símbolos gráficos são feitos pelas Entidades....

Cemitério aqui no Brasil foi obra de Cristãos, mano. Judeus fizeram alguns também. Vivemos num país laico apesar de tanta intolerância... então, achei a notícia bem curiosa e um símbolo de resistência da religião também.

Minhas andanças com pessoas das religiões afro brasileiras também tem me feito relembrar que não havia tanta intolerância. O Joãozinho da Gómeia, p.ex. era procurado por centenas de pessoas de várias religiões pelas rezas e beberagens para curas. E ele era homossexual assumido.

Creio que nossa sociedade está cada vez mais conservadora e isso faz com  que alguns fiquem no alvo. Cabe a cada um não ficar no armário. Ter um túmulo no cemitério para Exu, para mim é um exemplo disso.

Penso também que nosso site sofre o que já ocorre em outras redes sociais. Eramos um grupo fundante, que se encontrou por que gostava de  trocar ideias, aqui encontramos outros que também gostavam.... mas cada vez menos se troca ideias em redes sociais. Ler coisas grandes.... muito difícil. Escrever idem. Trocar ideias então... todos querem participar rápido, com um curtir e ponto.
As relações ficantes estão se estendendo há muito tempo há todo tipo de relação.

Monte seu canal, vou virar fã, rssssss
Tania Jandira
Tania Jandira

Mensagens : 2777
Reputação : 180
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO Empty Re: TÚMULO DA ENTIDADE EXÚ TRANCA RUAS DAS ALMAS É REFORMADO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos