Últimos assuntos
Procurar
Social bookmarking
Centro de umbanda em Canoas pode fechar por causa de ação de reintegração de posse
2 participantes
Página 1 de 1
Centro de umbanda em Canoas pode fechar por causa de ação de reintegração de posse
Casa de religião está em atividade há 50 anos no Bairro Niterói. Defensoria Pública da União no RS tenta reverter reintegração de posse na Justiça
A Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul (DPU/RS) tenta reverter na Justiça uma ação de reintegração de posse movida pela União que pode dar fim ao Centro de Umbanda Ogum Lanceiro e Iemanjá, em atividade há 50 anos na Rua Santos Dumont, Bairro Niterói, em Canoas. O prazo para a desocupação do imóvel, que fica numa área do Quinto Comando Aéreo Regional, termina nesta sexta-feira. Na semana passada, a DPU protocolou Ação Civil Pública na Justiça Federal com o objetivo de preservar o patrimônio histórico e cultural afro-brasileiro, pedindo o tombamento e registro do centro de umbanda junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O pedido foi amparado por um relatório elaborado pelo setor de sociologia da unidade.Parte da terreira funciona nos fundos da casa de Maria Eloá dos Anjos, 57 anos, a Mãe Eloá de Oxalá – imóvel alvo da ação de reintegração de posse. Em 1990, o centro recebeu autorização da Aeronáutica para uso da área com o fim religioso. Na época, Mãe Eloá era casada com um servidor da Aeronáutica. Em 2000, o casamento foi desfeito e, em 2014, a União entrou com ação de reintegração de posse porque, após o divórcio, a ocupação tornou-se irregular.
clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2016/07/centro-de-umbanda-em-canoas-pode-fechar-por-causa-de-acao-de-reintegracao-de-posse-6285147.html
Mais notícias sobre o caso:
http://dpu.jusbrasil.com.br/noticias/355043004/dpu-vai-a-justica-para-garantir-preservacao-de-centro-de-umbanda-em-canoas
Lembrem que até o momento, não há um terreiro de umbanda tombado!
Re: Centro de umbanda em Canoas pode fechar por causa de ação de reintegração de posse
ola,
tem sim mana..."tombam", invadem, destroem terreiro toda semana....kk
não quero tratar de política mas as vezes não tem como separar, afinal estamos sob as ordens uma constituição, que deveria ser aplicada em suas formas de direitos e deveres também as nossas crenças, através de leis e projetos.
mas infelizmente muito foi arquivado e outras promessas bemmmmm antigas, até dos tempos da roptura com a ditadura e movimento diretas já, foi pro beleléu.
lembro que havia uma promessa junto as comunidades tradicionais de terreiros, tombamento, isenção tributária, projetos junto a quilombolas e como tudo vai grana, vai saber onde foi parar.pra mim não..kkkk
porém, a gente vê nos noticiários templos evangélicos faraônicos em grandes cidades que receberam todo incentivo do estado, isenção, etc....
aqui em londrina a lei de zoneamento vai ser alterada e existe projeto de que "templos religiosos" não podem estar estabelecidos em alguns locais na cidade.
no nosso caso da umbanda, tem que ser bem visto isto, pois tem muito terreiro de fundo de quintal, dentro de propriedades e segundo a constituição, é livre o direito de culto a qualquer pessoa dentro de sua propriedade, alugada ou não.
no meu caso, segundo me informei, por se tratar de um salão a 2 metros da rua, SEM CERCA,ou muro, quando eu tiver mais que 60 pessoas dentro, ai sim tenho que regularizar, vistoria de bombeiro, alvará, etc.....
temos q ficar atentos, pois do jeito que as bancadas políticas fazem os conchavos, vai saber se não começa uma caça as bruxas....
abçs
tem sim mana..."tombam", invadem, destroem terreiro toda semana....kk
não quero tratar de política mas as vezes não tem como separar, afinal estamos sob as ordens uma constituição, que deveria ser aplicada em suas formas de direitos e deveres também as nossas crenças, através de leis e projetos.
mas infelizmente muito foi arquivado e outras promessas bemmmmm antigas, até dos tempos da roptura com a ditadura e movimento diretas já, foi pro beleléu.
lembro que havia uma promessa junto as comunidades tradicionais de terreiros, tombamento, isenção tributária, projetos junto a quilombolas e como tudo vai grana, vai saber onde foi parar.pra mim não..kkkk
porém, a gente vê nos noticiários templos evangélicos faraônicos em grandes cidades que receberam todo incentivo do estado, isenção, etc....
aqui em londrina a lei de zoneamento vai ser alterada e existe projeto de que "templos religiosos" não podem estar estabelecidos em alguns locais na cidade.
no nosso caso da umbanda, tem que ser bem visto isto, pois tem muito terreiro de fundo de quintal, dentro de propriedades e segundo a constituição, é livre o direito de culto a qualquer pessoa dentro de sua propriedade, alugada ou não.
no meu caso, segundo me informei, por se tratar de um salão a 2 metros da rua, SEM CERCA,ou muro, quando eu tiver mais que 60 pessoas dentro, ai sim tenho que regularizar, vistoria de bombeiro, alvará, etc.....
temos q ficar atentos, pois do jeito que as bancadas políticas fazem os conchavos, vai saber se não começa uma caça as bruxas....
abçs
Re: Centro de umbanda em Canoas pode fechar por causa de ação de reintegração de posse
A questão mano é que os nossos direitos acabam não sendo respeitados, os tombamentos demoram. Não se luta, por que não é o próprio terreiro.
A Umbanda não se une, na maior parte dos casos.
Isenção aqui no Rio se tem, mas tem muita intolerância também.
Os conchavos com os evangélicos foram feitos nos últimos governos, em troca de voto e apoio parlamentar, mas ainda dava para barrar algumas intolerâncias, apesar do plano nacional não sair, vários tombamentos, etc, etc.... agora não sei não.... e aí ... alguns só vão acordar quando for acontecer com o próprio terreiro.
Abraços e axé!
A Umbanda não se une, na maior parte dos casos.
Isenção aqui no Rio se tem, mas tem muita intolerância também.
Os conchavos com os evangélicos foram feitos nos últimos governos, em troca de voto e apoio parlamentar, mas ainda dava para barrar algumas intolerâncias, apesar do plano nacional não sair, vários tombamentos, etc, etc.... agora não sei não.... e aí ... alguns só vão acordar quando for acontecer com o próprio terreiro.
Abraços e axé!