Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking digg  Social bookmarking delicious  Social bookmarking reddit  Social bookmarking stumbleupon  Social bookmarking slashdot  Social bookmarking yahoo  Social bookmarking google  Social bookmarking blogmarks  Social bookmarking live      

Conservar e compartilhar o endereço de Umbanda Livre em seu site de social bookmarking

Intolerância religiosa!!! Motorista diz a adepta do Candomblé que não carrega “macumbeira”

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Intolerância religiosa!!! Motorista diz a adepta do Candomblé que não carrega “macumbeira”

Mensagem por Tania Jandira em Ter Ago 09, 2016 2:00 pm

Fabiana Figueiredo de Souza, de 23 anos, praticante do Candomblé acusa um motorista da Viação Tanguá do Rio de Janeiro de intolerância religiosa. A vítima alega que foi constrangida pelo profissional que, logo depois de dizer que a linha não ia até o destino desejado pela jovem, teria afirmado que “não carregaria uma macumbeira”. O caso está sendo investigado pela polícia.
“Não consigo entender como uma pessoa pode me julgar só porque estou vestida de branco. Eu vi claramente que a linha do ônibus era 39 (Marambaia – Coroado), mas ele insistia que só ia até Alcântara! Quando desci das escadas, minha irmã escutou o motorista falando que não levaria macumbeira”, diz Fabiana, contando que o incidente aconteceu no dia 31, por volta de 12h40m.
Há menos de um mês, a jovem passou por um ritual de iniciação no Candomblé. Agora, ela precisa seguir algumas regras, por um período de 90 dias, como andar vestida de branco. Para a delegada titular da Deam, Débora Rodrigues, trata-se de um típico caso de intolerância: “Já enviamos um ofício à empresa para que eles possam encaminhar o funcionário para prestar declarações”.
Com informações do jornal Extra
http://informebaiano.com.br/11193/manchetes/intolerancia-religiosa-motorista-diz-adepta-do-candomble-que-nao-carrega-macumbeira
Tania Jandira

Reputação : 179

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Re: Intolerância religiosa!!! Motorista diz a adepta do Candomblé que não carrega “macumbeira”

Mensagem por Diogo Pimentel em Seg Set 19, 2016 9:28 pm

Este fato aconteceu aqui na minha região.... muito triste que isso ocorra tão pertinho.... mas é muito comum... com crianças e jovens acredito que ainda seja pior.
Minha esposa dá aulas de história em um colégio municipal em Itaboraí, que é aqui perto de S. Gonçalo, lá existem muitos terreiros de candomblé e também muitas igrejas neo-pentecostais,  o atrito é muito comum, ainda mais quando algum aluno está de preceito...
Ela, junto com alguns professores,  tem tentado minimizar estas violências incluindo nas aulas mais informações sobre a cultura negra, e sua mitologia.
Quando ela tem que ensinar sobre o criacionismo, alem de falar da gênese cristã, ela fala da gênese iorubana, e sempre acaba gerando discussões entre os alunos de diferentes credos, cada qual expondo seu ponto de vista, estas discussões tem reduzido bastante a intolerância religiosa em sala de aula.
Já teve até desfile com roupas afro no dia da consciência negra, com adesão massiva dos alunos (valia nota, é claro.... rsrsrsr), com direito inclusive a maquiagem e cabeleireiro que vieram gratuitamente de um salão especializado para pele negra, e cortes de cabelo afro, o salão é o  "beleza natural", que apadrinhou o evento, foi um sucesso!!! 
Até as meninas evangélicas se animaram em vestir roupas típicas africanas, e as meninas de religiões de matriz africana puderam provar como suas vetes são lindas!!!
Fica então a dica para os educadores do fórum!
Diogo Pimentel

Reputação : 0

Re: Intolerância religiosa!!! Motorista diz a adepta do Candomblé que não carrega “macumbeira”

Mensagem por Tania Jandira em Qui Set 29, 2016 2:37 pm

Diogo Pimentel escreveu:Este fato aconteceu aqui na minha região.... muito triste que isso ocorra tão pertinho.... mas é muito comum... com crianças e jovens acredito que ainda seja pior.
Minha esposa dá aulas de história em um colégio municipal em Itaboraí, que é aqui perto de S. Gonçalo, lá existem muitos terreiros de candomblé e também muitas igrejas neo-pentecostais,  o atrito é muito comum, ainda mais quando algum aluno está de preceito...
Ela, junto com alguns professores,  tem tentado minimizar estas violências incluindo nas aulas mais informações sobre a cultura negra, e sua mitologia.
Quando ela tem que ensinar sobre o criacionismo, alem de falar da gênese cristã, ela fala da gênese iorubana, e sempre acaba gerando discussões entre os alunos de diferentes credos, cada qual expondo seu ponto de vista, estas discussões tem reduzido bastante a intolerância religiosa em sala de aula.
Já teve até desfile com roupas afro no dia da consciência negra, com adesão massiva dos alunos (valia nota, é claro.... rsrsrsr), com direito inclusive a maquiagem e cabeleireiro que vieram gratuitamente de um salão especializado para pele negra, e cortes de cabelo afro, o salão é o  "beleza natural", que apadrinhou o evento, foi um sucesso!!! 
Até as meninas evangélicas se animaram em vestir roupas típicas africanas, e as meninas de religiões de matriz africana puderam provar como suas vetes são lindas!!!
Fica então a dica para os educadores do fórum!
Muito bom seu relato mano,
Alunos de escolas do ensino médio tem pedido rodas de conversa sobre intolerância religiosa. Não é comum termos professores e/ou direções sensíveis a isso. Na verdade há um índice alto de professores denunciados como intolerantes.
Seria bom que cada um em seu espaço e possibilidade fizesse algo.
Abraços
Tania Jandira

Reputação : 179

http://psicoterapiarj.blogspot.com.br/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: